Projeto reforça importância dos psicanalistas clínicos na saúde mental
Objetivo é ampliar acesso à informação e incentivar cuidado com saúde mental
O Plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta quinta-feira (25), projeto de iniciativa parlamentar que reforça a importância dos psicanalistas para a preservação da saúde mental da população.
Proposto pelo vereador Rodrigo Gansinho (PL), o Projeto de Lei 86/2026 institui em Osasco o Dia Municipal do Psicanalista Clínico, a ser celebrado anualmente no dia 6 de maio, por meio de ações de conscientização, orientação e seminários sobre a importância desses profissionais. O objetivo é contribuir para ampliar o acesso à informação e incentivar o cuidado com a saúde mental.
De acordo com Gansinho, o projeto busca reconhecer e valorizar a atuação dos psicanalistas clínicos. “São profissionais que exercem papel essencial no acolhimento emocional, na escuta terapêutica e na promoção da saúde mental da população”, explicou.
O parlamentar declarou que a profissão é fundamental diante do aumento significativo de casos relacionados à ansiedade, depressão e outros problemas psiquiátricos e, por isso, é fundamental fortalecer ações de conscientização, prevenção e cuidado, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Durante a votação, os parlamentares debateram sobre a importância da saúde mental e o papel que os psicanalistas clínicos exercem na prevenção de casos de depressão e suicídio.
Outros projetos
Além do projeto do vereador Rodrigo Gansinho, o Plenário aprovou outros cinco projetos nesta quinta-feira.
Aprovado em dois turnos, o Projeto de Lei 123/2023, do Executivo, dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do município para o exercício de 2027, no âmbito da administração direta e indireta.
Com aprovação em segundo turno, o Projeto de Lei 110/2026, também do Executivo, abre crédito adicional especial de R$ 200 mil ao orçamento para ações do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Proposto pelo vereador Heber do JuntOz (PT), o Projeto de Decreto Legislativo 91/2025 concede Placa Comemorativa ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Já o Projeto de Decreto Legislativo 15/2026, do vereador Ralfi Silva (Republicanos), trata da concessão do Diploma João Cândido – Almirante Negro ao gestor público e especialista em desenvolvimento institucional, Mauro Benedito de Santana Filho.
Por fim, o Projeto de Decreto Legislativo 31/2026, do presidente Carmônio Bastos (Podemos) e demais parlamentares, concede Placa Comemorativa à delegação da cidade-irmã de Tsu no Japão, em comemoração aos 50 anos da celebração do convênio com o município de Osasco.
Foto: Ricardo Migliorini / CMO.

