Univesp abre 120 vagas para curso superior gratuito em Jandira
As oportunidades para os cursos à distância já estão disponíveis aos interessados
A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abriu, hoje (22), as inscrições para o seu maior vestibular já realizado em número de vagas, cursos e polos.
Dentre elas, 120 (cento e vinte) estão disponíveis aos munícipes jandirenses, sendo 40 (quarenta) para o eixo de licenciaturas, 40 (quarenta) para computação e 40 (quarenta) para negócios e produção.
São 9 (nove) opções de curso, sendo: Pedagogia, Letras, Matemática, Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais.
Os cursos são oferecidos por meio de uma parceria com a Prefeitura de Jandira. O início das aulas está previsto para agosto de 2022 e o polo de apoio na cidade será na UAB (Universidade Aberta do Brasil), que se localiza ao lado da EMEB Moisés Cândido Vieira.
O valor da taxa de inscrição é de R$45. Para participar não há limite de idade. É necessário apenas ter concluído o Ensino Médio ou com o término previsto até o período da matrícula.
Os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas no momento da inscrição, como responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e demais dados pessoais. Também será possível fornecer os números de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019, 2020 e 2021, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.
As matrículas estarão abertas até o dia 25/04 e os interessados devem realizá-las através do site vestibular.univesp.br.
Isenção da taxa
Entre os dias 22 e 25 de março as pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) poderão solicitar isenção da taxa. No mesmo período, também poderá ser concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição aos candidatos que:
- Estejam matriculados no Ensino Médio ou equivalente;
- 3º semestre da EJA (Educação de Jovens e Adultos);
- Em curso pré-vestibular ou em curso superior;
- Em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos ou desempregados.
Prova
A prova objetiva é composta por uma redação. Os participantes devem realizar o exame no dia 22 de maio às 13h de forma presencial e os locais oficiais serão divulgados no dia 13 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para agosto de 2022. A empresa organizadora seguirá todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19.
Cronograma do vestibular
- Inscrição – de 22 de março a 25 de abril;
- Isenção e redução de taxa de inscrição – de 22 de março a 25 de março;
- Resultado dos pedidos de isenção – 6 de abril;
- Pedido de recurso – 7 e 8 de abril;
- Resultado de recurso – 19 de abril;
- Publicação dos locais de prova – 13 de maio;
- Prova – 22 de maio;
- Gabarito oficial – 23 de maio;
- Publicação dos resultados – 11 de julho;
- Matrícula 1ª chamada – 14 a 18 de julho;
- Resultado 2ª chamada – 21 de julho;
- Matrícula 2ª chamada – 22 a 25 de julho;
- Resultado 3ª chamada – 28 de julho;
- Matrícula 3ª chamada – 29 de julho a 1º de agosto;
- Início do período letivo – 8 de agosto.