Ska Brasil negocia jovens atletas para Espanha
Clube de Santana de Parnaíba enviou um atleta profissional e dois jovens da base para vivenciarem o futebol europeu
Fundado pelo pentacampeão mundial Edmílson Moraes, desde 2019 o Ska Brasil tem formado jovens atletas para os maiores clubes do Brasil, e, agora, também para a Espanha. No mês de Fevereiro, foram três atletas negociados que viajaram para o país europeu. Nascido em 1999, o atacante Fred Jr. se transferiu para o Atlético Monzón, da quarta divisão da Espanha. Enquanto isso, dois jovens foram para o Sub-17 da Sociedad Deportiva Huesca: o zagueiro Matheuzão e o lateral-direito Marcus Mengoni.
Pronto para disputar a reta final da quarta divisão espanhola, o atacante Fred espera poder ajudar o Atlético Monzón. “Expectativa muito boa, feliz em ter essa oportunidade de jogar na Espanha, um país que, assim como o Brasil, é referência em futebol bem jogado, e espero poder aproveitar da melhor maneira e seguir evoluindo cada vez mais”, disse o atacante.
Fred nasceu nos Estados Unidos, em 1999, onde viveu até os 11 anos de idade, até se mudar para o Brasil, para Lagoa Santa/MG, onde foi criado na adolescência. O atacante chegou ao Ska Brasil em 2020 para disputar a Segunda Divisão do Paulista, quando viveu seu primeiro ano como profissional de futebol. Antes de chegar na Espanha, Fred teve uma experiência no FC Arouca, de Portugal. “Pela experiência que já tive em Portugal, creio que vou encontrar um futebol com mais ênfase na parte tática e jogadores com muita disciplina tática, mas futebol é futebol em todo o mundo, então vou procurar jogar com alegria e me divertir, com responsabilidade dentro de campo, que a tendência é o resultado ser muito positivo”, completou.
Campeões da Aldeia International Cup Sub-14, com o Ska Brasil, em 2021, os jovens da base do Ska Brasil ficaram contentes com a nova experiência. “Está sendo incrível. O futebol é muito imprevisível e eu não esperava jogar na Espanha tão cedo. Quando a oportunidade apareceu, não pensei duas vezes. Já fiz até meu primeiro jogo e só tenho a crescer aqui e espero evoluir bastante”, disse o zagueiro Matheuzão, que já disputou duas vezes o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Ska Brasil.
Já o lateral-direito Marcus, também está empolgado com a troca de culturas. “Estou gostando demais daqui. Comida diferente, treinamentos diferentes, cultura diferente, línguas diferentes… então estou muito feliz aqui. Estou fazendo amizades, inclusive com um argentino. E a experiência está sendo boa, pois posso aprender novas línguas como Espanhol e Inglês, e isso está me fazendo eu me interessar cada vez mais nesses aprendizados, para que eu possa evoluir e buscar ser uma pessoa melhor”, completou o lateral.
Em 2022, o Ska Brasil já havia enviado o atacante Caio Marques para o Marcet, de Barcelona, que segue no plantel do Sub-20 do time catalão. Ainda antes, em 2021, o meio-campista Felipe Costa já havia tido a experiência, também no Marcet, no Sub-17.
Agora o Ska Brasil se prepara para realizar uma viagem para a Espanha, em Abril, quando irá disputar a MIC Football, maior torneio de base do mundo, que acontece em Costa Brava. O torneio, que já teve Messi, Neymar e outras dezenas de craques do futebol mundial, será mais uma vitrine para os atletas do clube brasileiro.