Ska Brasil confirma presença no maior torneio de base do Mundo e viaja para Espanha em 2023
Clube de Santana de Parnaíba irá participar do MIC Football, em Costa Brava, na Espanha, torneio que já teve craques como Messi e Neymar
Após realizar uma temporada histórica em 2022, o Ska Brasil confirmou a participação em seu primeiro torneio internacional para a próxima temporada. Com o pentacampeão Edmílson Moraes como Presidente, o clube de Santana de Parnaíba irá disputar o MIC Football em 2023, em Costa Brava, na Espanha, com a categoria Sub-19, entre 7 e 12 de abril. O torneio, que chega à sua 20ª edição, é reconhecido internacionalmente e já teve grandes mais de 300 atletas que se tornaram profissionais. Entre eles, craques como Messi, em 2003, e Neymar, em 2008.
“É com extrema alegria que anunciamos nossa participação no MIC Football, torneio que recebe grandes clubes de todos cantos do planeta e já ajudou a revelar inúmeros craques. Será uma grande oportunidade para fortalecer e internacionalizar a marca do Ska Brasil, e também para a evolução dos nossos atletas. Esperamos fazer uma ótima Copinha em Janeiro, e depois vamos para nosso primeiro desafio fora do país”, disse o Presidente Edmílson Moraes, que já viu de perto a estrutura e o nível técnico do torneio em outras edições.
Se preparando para a Copinha 2023, o Sub-20 do Ska Brasil terá pela frente Vitória-BA, Paraná Clube-PR e Aster Brasil-ES, na primeira fase da competição. Posteriormente, os atletas com idade Sub-19 irão se preparar para o MIC, que volta a ser organizado após dois anos de paralisação por conta da pandemia.
Com objetivo de fornecer uma experiência única aos clubes participantes, o torneio teve sua primeira edição em 2001, nas Ilhas Canárias, que deu o primeiro nome da competição: Mundialito Islas Canarias (MIC). Em 2002, a região de Costa Brava se tornou a sede fixa do campeonato, mudando o nome para Mediterranean International Cup. A partir de 2008, o MIC tomou grandes proporções e chegou a receber a Seleção Brasileira Sub-17, que foi campeã com jovens como Neymar, Phillipe Coutinho, Casemiro e Allison.
“Para nós é uma honra e de extrema importância ter a participação da Ska Brasil, nesta e nas próximas temporadas, e o fato de ser uma equipe do Edmilson Moraes nos deixa bastante otimistas”, afirma Sergi Cid, gestor de eventos esportivos.
O MIC já recebeu seleções como Brasil, Portugal, China e México, e grandes clubes como Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão, PSG, Manchester United, City, Liverpool, Bayern, Roma, Ajax, entre muitos outros do primeiro escalão europeu. Outros craques que também passaram pelo torneio são: Casemiro, Cesc Fábregas, Piqué, Marcelo, Carjaval, Phillipe Coutinho, Juan Mata, Jordi Alba, entre outros de gerações mais velhas, e jovens revelações mundiais como Pedri, Ansu Fati, Xavi Simons, Justin Kluivert, Dani Olmo, Gavi, Pau Torres, Rodri, Gravenberch, entre outros.
Vitor Ricci