OsascoPolítica

Sessão Solene celebra 60 anos da EE Newton Espírito Santo Ayres

Unidade escolar recebeu Placa Comemorativa do Legislativo osasquense

Uma festa repleta de alegria, marcada por um legado de transformação na vida de milhares de alunos. Assim foi a Sessão Solene em comemoração aos 60 anos da Escola Estadual Newton Espírito Santo Ayres, realizada pela Câmara de Osasco, na noite da última quinta-feira (17), na sede do colégio.

A história da escola, localizada no bairro Jardim Santo Antônio, confunde-se com a de Osasco, afinal, as duas já chegaram à casa dos 60 anos e tiveram um desenvolvimento grandioso ao longo do tempo.

A noite de festa marcou o reconhecimento da escola a alunos, ex-alunos, professores, diretores, coordenadores e funcionários do presente e do passado, com a entrega de Placa Comemorativa.

A Solenidade

Autora da homenagem, a vereadora Elsa Oliveira (Podemos) presidiu a mesa dos trabalhos, que foi secretariada pelo ex-vereador — e ex-aluno da escola — professor João Candal de Lima. Também compuseram a mesa o ex-prefeito e ex-deputado Francisco Rossi e a diretora da escola, professora Maria de Fátima Cardoso Ramires.

O primeiro a usar a palavra foi o aluno e membro do Grêmio Estudantil da escola, Gustavo Aparecido Araújo, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio.

“É um prazer estar aqui para representar o Grêmio e os alunos da escola, que proporciona um ambiente democrático. Estou emocionado em fazer parte dessa comunidade educacional”, disse.

O também ex-aluno e hoje psicólogo, professor Ribeiro Souza, testemunhou a importância da escola em sua vida. “Ninguém faz o futuro sem uma ponte com o passado. Daqui eu saí e toda minha família aqui estudou. Agora os jovens continuam o legado”, declarou.

O professor Candal recordou quando foram comemorados os 50 anos da escola. Nessa época, Candal era vereador em Osasco. “Dez anos depois, estou aqui como ex-aluno para homenagear”, lembrou.

Candal também rememorou os anos como atleta de basquete na equipe campeã paulista da escola e enfatizou o papel da educação como ferramenta de transformação. “O equipamento que mais abre portas para todo mundo é a educação”.

Atual secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Lau Alencar falou dos tempos de aluno, na década de 1980 e lembrou das festividades da escola e das fanfarras. “É uma escola que tem formado importantes alunos e pessoas que fazem parte da vida política da nossa cidade”, acrescentou.

O ex-prefeito Francisco Rossi parabenizou a vereadora Elsa Oliveira pela iniciativa da homenagem e detalhou aspectos históricos da unidade escolar. “Essa escola se confunde com a história da nossa cidade. Tive a honra de conhecer o senhor Newton. Era uma pessoa muito simples. Que paixão que ele tinha pela escola, pela educação”, pontuou.

Transformar pela Educação

Elsa Oliveira — a proponente da homenagem — frisou a importância da educação como ferramenta de transformação pelo mundo.

Elsa também falou do trabalho da atual diretora, Maria de Fátima, em favor da escola. Ela parabenizou os alunos, corpo docente e demais funcionários pelo trabalho de excelência.

“Hoje, a gente está aqui não só por tudo isso, mas porque está reconhecendo e entregando essa honraria. Quantas vidas e quantas histórias cada uma dessas paredes guarda.

Como ex-aluna de escola pública, Elsa reforçou a importância da educação pública de qualidade. A parlamentar recordou todos os desafios e transformações vividas na educação, como a modernização do ensino, a luta por direitos e até os desafios gerados pela pandemia de Covid-19.

Atuando na escola desde 2016, a diretora Maria de Fátima agradeceu a vereadora Elsa e a Câmara de Osasco pela homenagem.

A educadora contou um pouco da história da escola e falou sobre os desafios de dirigir uma unidade escolar, cujo número de alunos é maior do que o de muitos municípios: 1,7 mil.

“Tudo o que a gente faz a gente tem que dar o nosso melhor. Sou muito feliz e amo fazer parte de toda essa história”, disse, emocionada.

Homenagens

Após a entrega da honraria, a escola prestou homenagem a ex-alunos e ex-profissionais que passaram pela escola nos últimos 60 anos.

A homenagem foi entrega às seguintes personalidades: Maria José dos Santos (ex-professora e ex-diretora), Isabel de Oliveira Andrade (ex-professora), Vanderlei de Souza Santana (funcionário da Câmara de Osasco e ex-aluno), Maria Goretti Alves dos Santos Valério (ex-professora e ex-vice-diretora), Abigail Lucia Borges (ex-diretora e ex-professora), Helena Alice Sanches Leite (ex-professora e ex-vice-diretora), Simone Teodoro (psicóloga e ex-aluna), Aparecida Imaculada Ribeiro (educadora e ex-aluna), Marcelo de Macedo (educador físico, empreendedor e ex-aluno), Aparecido Ribeiro Junior (ambientalista e ex-aluno), professor Ribeiro Souza (doutor em neurociência, empresário e ex-aluno), Dr. Ulisses da Silva (advogado criminal e ex-aluno), Reinaldo Rodrigues (ex-aluno e ex-professor), Denise Ferreira de Sousa Santos (assessora da Diretoria de Ensino e ex-aluna), Deolina Anitelli (ex-professora), Onassis Xavier (ex-professor, ex-coordenador e ex-vice-diretor), Dona Conceição (ex-servente e ex-inspetora de alunos), Carlos Alberto da Silva Lopes (comerciante e ex-aluno), Ludval dos Santos Oliveira (ex-funcionário, ex-aluno e ex-vereador) e Lau Alencar (secretário de Transportes e Mobilidade Urbana e ex-aluno).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *