Santana de Parnaíba é a única da região a receber Selo Prata de Boas Práticas de Governança de Ecossistemas de Inovação
Os resultados alcançados em importantes rankings de tecnologia e inovação se devem ao trabalho que a prefeitura realiza na cidade, com investimentos em infraestrutura e com atualizações constantes
Na segunda-feira (29/4), Santana de Parnaíba recebeu o Selo de Governança de Inovação (Selo GovTech), na categoria prata. O reconhecimento foi promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS – Bureau de Soluções para Cidades e Ecossistemas. A premiação ocorreu no Centro de Convenções Frei Caneca.
A premiação foi recebida durante a 2ª edição do Connected Smart Cities GovTech 2024
Entre as cidades da região oeste metropolitana, Santana de Parnaíba foi a única que levou o Selo Prata na categoria de Boas Práticas de Governança de Ecossistemas de Inovação, ficando ao lado de grandes metrópoles brasileiras como Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
O evento CSC GovTech 2024, está em sua 2ª edição e é considerado o maior da América Latina voltado em soluções digitais para o setor público. O evento tem o objetivo de proporcionar espaços para integração e estimular a inovação no setor público. A proposta do CSC GovTech é viabilizar a modernização e a inovação do setor para a promoção de um governo simples, eficiente e transparente, centrado no cidadão.
A premiação é uma maneira de reconhecer e estimular as boas práticas de governança de ecossistemas de inovação e foram analisadas as seguintes dimensões: Políticas e estratégias de inovação; Cultura de inovação; Participação e colaboração das hélices; Ambientes e resultados de inovação; Transparência e acesso à informação.
De acordo com o desempenho em cada uma das dimensões, as cidades recebem selos ouro, prata, bronze e aspiracional. O selo foi recebido pelo Secretário de Tecnologia da Informação e por parte dos membros da equipe da Central Municipal de Indicadores (Business Intelligence – BI).
RECONHECIMENTO
Essa não é a primeira vez que a cidade é reconhecida na área da tecnologia. No ano de 2021, o município foi nº 1 em Inovação e Dinamismo Econômico, entre as cidades com 100 a 149.999 mil habitantes, segundo dados do Centro de Liderança Pública – CLP 2021.
No mesmo ano, a cidade recebeu o Conceito A em Tecnologia pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M)/ TCESP 2020/2021. O índice foi criado em 2015 pelo TCE- -SP para medir a eficiência das políticas públicas das prefeituras paulistas, com exceção da Capital (que tem seu próprio tribunal de contas).
Já no ano de 2023, através dos dados do mesmo Índice, (IEG-M) 2023, Santana de Parnaíba foi uma das 16 cidades paulistas que atingiram a nota máxima em efetividade em tecnologia da informação entre 644 municípios avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
No quesito Tecnologia da Informação (i-Gov TI), um dos sete indicadores temáticos do índice, a cidade alcançou a Nota A (altamente efetiva), sendo uma das três da região metropolitana de São Paulo a atingir essa pontuação.
O indicador mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação. O IEG-M (geral) de Santana de Parnaíba é Nota B (efetiva), a máxima atingida pelas cidades avaliadas nesta edição do índice.
CENTRAL MUNICIPAL DE INDICADORES
Como uma das ferramentas para manter a qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos parnaibanos, a administração municipal utiliza a Central Municipal de Indicadores, para monitorar em tempo real os mais variados dados de diferentes áreas da gestão pública.
Localizada ao lado do gabinete do prefeito, a central é acompanhada por uma equipe de profissionais de diferentes setores, que monitoram os dados de áreas como: Saúde, Segurança, Trânsito, Educação, Finanças, Defesa Civil, entre outros.
Em funcionamento desde 2019, a central de monitoramento utiliza de Power B.I. para fazer o cruzamentos de dados e ter um diagnóstico preciso da gestão pública, possibilitando uma tomada de decisões assertiva e até mesmo se antecipar a possíveis problemas.
Nos últimos 11 anos, a gestão municipal aposta na tecnologia para garantir a melhoria contínua da qualidade de vida na cidade. Entre outras soluções tecnológicas estão a implantação do prontuário e agendamento eletrônico, plataformas específicas para a gestão da educação e segurança, implantação de iluminação de LED em 100% do município, monitoramento das entradas e saídas do município, o E- -Parnaíba que reúne uma série de serviços dentro de um aplicativo para smartphones e muito mais.
Fotos / Texto: SECOM – Santana de Parnaíba