PolíticaSantana de Parnaíba

Requerimento da Câmara parnaibana ao Governador do Estado é atendido

Documento  pediu a disponibilização de serviços para tratamento de cálculos renais no Hospital Geral de Itapevi

A Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, através do seu presidente Vicente Augusto da Costa, encaminhou ao Governo do Estado de São Paulo, no dia 20 de março de 2023, requerimento solicitando estudos para a contratação de equipe técnica especializada para a operação do equipamento Litrotor, específico para a realização do procedimento de Litotripsia Extracorpórea. Este equipamento se encontra no Hospital Geral de Itapevi e a Casa de Leis parnaibana visa disponibilizar os serviços aos cidadãos de toda a Região Oeste da Grande São Paulo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 13% da população mundial sofre com cálculos renais e o tratamento, de forma mais eficaz a menos invasiva, é através da Litotripsia Extracorpórea, que possui uma taxa de sucesso com eliminação de 74% dos cálculos renais e de 88% dos cálculos do ureter, evitando cirurgias mais complexas. Nesse procedimento, a ação da Litotripsia Extracorpórea, através da emissão de ondas, visa implodir ou triturar os cálculos renais e ureterais, que se encontram no trato urinário, permitindo sua eliminação pela urina.

O requerimento, apresentado na Casa de Leis parnaibana pelo vereador Agnaldo Moreno, recebeu o apoio de todos parlamentares do município, em especial do Presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente Augusto da Costa, e foi atendido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No dia 29 de maio de 2023 foi instaurado Inquérito Civil no Ministério Público do Estado de São Paulo para apurar a falta da oferta do serviço de Litotripsia Extracorpórea por ondas de choque, no Hospital Geral de Itapevi. E, como providência, em 21 de agosto de 2024, foi implantado o serviço na unidade e os procedimentos já passaram desde então a serem realizados. A medida já beneficia inúmeros pacientes diagnosticados com cálculos renais menores que 2,0 cm, de toda a região vizinha ao município de Itapevi, sem a necessidade de aguardar vagas em outros hospitais públicos, via Sistema Cross – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde.

Essa é mais uma vitória da ação dos parlamentares parnaibanos que não mediram esforços para atender o interesse da população parnaibana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *