Prefeitura inaugura Centro de Inclusão Digital voltado à terceira idade
Texto: Lucas Pedrosa
Imagens: Marcelo Deck
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda (SETR), inaugurou na sexta-feira, 21/2, a 13ª unidade do Centro de Inclusão Digital (CID), que fica dentro do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Rua Dom Ercílio Turco, 180, na Vila Osasco. A ação integra o calendário de realizações em comemoração aos 58 anos de emancipação do município.
Voltada aos usuários do CATI, a unidade iniciou as aulas de informática básica no dia 10 de fevereiro e já conta com oito turmas, totalizando 72 alunos. Os encontros acontecem às segundas, terças, quartas e quintas, nos períodos da manhã e tarde. Às sextas-feiras, o CID fica disponível para que os alunos possam utilizar a internet e as demais ferramentas no computador.
No ato de entrega do CID, o prefeito Rogério Lins destacou a importância deste equipamento público para a população. “Uma das propostas da nossa administração é levar a inclusão digital para vários bairros da nossa cidade. A gente acredita na educação e na inclusão como meio de transformação social”, explicou.
Muito empolgada com as aulas de informática, que inclui Word, Excel, Power Point e Internet, Margarida Gomes Segóvia, 85 anos, contou que o curso tem sido ótimo: “estou amando! As aulas duram pouco mais de dois meses, mas se eu pudesse continuaria fazendo sempre. Seria bom se todo mundo pudesse fazer esse curso”, disse a moradora do Jardim Cipava.
Os professores desta unidade do CID são bem jovens. Entre eles está Ana Claúdia Dias, 23 anos, que falou como é a experiência de dar aulas para a melhor idade. “É interessante e muito gostoso. Eu ensino, mas também tenho aprendido muito. Isso sem falar no carinho que eles têm por nós”, revelou.
Participaram do evento o vereador Pelé da Cândida, os secretários Elsa de Oliveira (Emprego, Trabalho e Renda) e Cláudio Piteri (Assistência Social).
SERVIÇO
Com o objetivo de oferecer qualificação, a Prefeitura disponibiliza outros 12 Centros de Inclusão Digital. Os interessados em fazer o curso devem se dirigir até o CID mais próximo da sua residência, portando os documentos pessoais e comprovante de endereço para fazer a inscrição.
Confira abaixo os endereços:
– CID Itinerante (Carreta) – Jardim Cipava – Rua Artelinda Rungieri Dadato, 18
– Vila Vicentina – Rua Antônio Russo, 67
– Km 18 – Caps Adulto (Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 191)
– Jardim Bonança – Rua Doutor Miguel de Campos Junior, s/nº
– Centro – Biblioteca (Avenida Marechal Rondon, 260)
– Jardim Veloso – Avenida Sarah Veloso, 299
– Vila Osasco – UAPO (Rua Minas Bogasian, 97)
– Jardim Padroeira – Avenida Padroeira, s/nº
– Olaria do Nino – Praça Sabanta, s/nº
– Jardim Santo Antônio – CEU Saramago (Avenida João de Andrade, 1355)
– Jardim Elvira – CEU Zilda Arns (Rua Thede Figueredo Rega, 155)
– Vila dos Remédios – Fatec (Rua Pedro Rissato, 30)