Prefeito Marcos Tonho prioriza educação de excelência e inaugura Colégio Municipal Izabel Miranda no bairro Chácara Solar II
O colégio recebe o nome de Izabel Vieira de Sá Miranda, uma mulher forte, resiliente e generosa, que se destacou por sua disposição em ajudar o próximo
Com uma infraestrutura moderna e de primeiro mundo, a nova creche é a 31ª construída nos últimos 10 anos e ocupa 3,6 mil metros quadrados
Os moradores do bairro Chácara Solar II celebraram mais uma importante conquista, no sábado (14/12). Na ocasião, a Prefeitura de Santana de Parnaíba entregou o Colégio Municipal Izabel Miranda, com uma estrutura moderna e de primeiro mundo. A nova unidade educacional é a 31ª entregue à população nos últimos 10 anos. A cerimônia de inauguração, realizada no próprio colégio, localizado na Rua Vênus, reuniu centenas de moradores, autoridades locais, educadores, secretários municipais e familiares da homenageada, Izabel Vieira de Sá Miranda.
A escola ocupa 3,6 mil metros quadrados e conta com 13 salas de aula, sendo duas delas multifuncionais, dois berçários, um espaço para aleitamento, playground, quadra coberta e 32 vagas de estacionamento para carros e motos. O Colégio Izabel Miranda oferecerá educação integral para alunos do berçário e maternal, e meio período para estudantes do Pré-I e II, atendendo até 250 alunos.
“Quero agradecer pela oportunidade de construir uma escola de primeiro mundo e, ao mesmo tempo, homenagear uma pessoa tão importante como Dona Izabel. Isso enche meu coração de alegria”, declarou o prefeito Marcos Tonho.
A homenagem a Dona Izabel, nascida em São João, Piauí, em 19 de dezembro de 1942, é um reconhecimento da sua trajetória de vida. Ela chegou a Santana de Parnaíba em 1978 e dedicou-se à criação de seus 12 filhos, após perder seu esposo precocemente. Dona Izabel foi uma mulher forte, resiliente e generosa, que sempre esteve disposta a ajudar os outros. Ela faleceu em outubro de 2002, aos 60 anos, mas deixou um legado duradouro na comunidade.
Durante a cerimônia, seu filho mais novo, Marcos Miranda, se emocionou ao falar sobre a mãe: “Minha mãe era um exemplo de pessoa, sempre disposta a ajudar os vizinhos. Era de bom coração e deixou um legado enorme. Hoje, com essa homenagem, só temos a agradecer.”
INVESTIMENTOS CONTÍNUOS NA EDUCAÇÃO
A entrega da nova instituição é apenas uma das várias iniciativas da gestão municipal. Nos últimos 10 anos, a Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou 31 escolas, com uma média de três unidades por ano. Apesar da crise política e econômica de 2015 a 2016 e da pandemia de covid-19 entre 2020 a 2022, que paralisaram obras e causaram dificuldades econômicas para muitas cidades, a prefeitura manteve o foco na educação, consolidando-se como referência na área.
Além do Colégio Izabel Miranda, outros dois foram entregues recentemente. Em fevereiro, a administração municipal inaugurou o Colégio Professor Carlos Alberto de Siqueira, no bairro 120. Com 7,5 mil metros quadrados, a unidade possui 20 salas de aula, biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo, laboratório de informática, sala de inclusão e livros em braille.
Em novembro, foi a vez do Colégio Municipal Carla Gemmi, com 6,3 mil metros quadrados, 20 salas de aula, auditório para 260 pessoas, quadra poliesportiva coberta e cerca de 30 vagas de estacionamento.
E os investimentos não param por aí: a cidade está construindo mais três escolas. Entre elas, o novo Colégio Abelardo Marques da Silva, que está em fase final de construção na região da Fazendinha. Com 8 mil metros quadrados de área construída, o equipamento público contará com 20 salas de aula, auditório, biblioteca, salas de informática e robótica, além de ginásio poliesportivo e estacionamento. A previsão é atender 1,7 mil estudantes em três períodos.
Os outros dois colégios estão sendo construídos no bairro Cidade São Pedro e no Suru, e são voltados para o ensino infantil. O primeiro ocupará uma área de 2,8 mil metros quadrados e contará com 12 salas de aula, duas salas multifuncionais, playground interno e externo, lactário (destinado ao preparo de fórmulas infantis), entre outros espaços.
Já a unidade do Suru está sendo construída em uma área total de 9,5 mil metros quadrados, com oito salas de aula, dois berçários, duas salas multifuncionais, um parque com playground, quadra de vôlei de areia e academia ao ar livre.
Um dos principais objetivos da gestão municipal é manter a fila da creche zerada, garantindo uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida das crianças do município.
Vale ressaltar que, além de entregar escolas modernas, a administração municipal também se preocupa com a qualidade do ensino. Em todos os anos são entregues uniformes e kits escolares gratuitos para mais de 32 mil alunos, além de uma alimentação escolar saudável elaborada por nutricionistas e com produtos da agricultura familiar, que garantem qualidade nutricional nas mais de 65 mil refeições servidas diariamente, favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes.
COMPROMISSO COM A QUALIDADE
Em uma década, os esforços da Prefeitura de Santana de Parnaíba impactaram na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município. Em 2013, considerando apenas os dados da rede pública, o Ideb – Anos iniciais era 5,2 e chegou a 6,4 em 2023; no mesmo período o Ideb – Anos finais saltou de 4,1 para 5,5. Esses dados colocam o município com notas acima das médias estadual e nacional.
Em 2022, o município foi reconhecido como a melhor cidade em educação do Estado de São Paulo, com mais de 100 mil habitantes, na 2ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. O município se destaca, ainda, por iniciativas como as aulas de robótica, o Centro de Línguas (que oferece cursos de inglês, mandarim e espanhol), o Parnaíba Idiomas (plataforma online de idiomas) e os programas Mind Lab e Connect.
Santana de Parnaíba foi premiada em mais uma edição do Prêmio Ação Destaque, que reconhece projetos pedagógicos de educadores de todo o Brasil. A cidade conquistou o primeiro lugar na categoria gestores com o projeto “Escola de Paz”, de Josimeire Nascimento de Oliveira.
Além do Prêmio Ação Destaque, recentemente, Santana de Parnaíba recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação. A cidade foi destacada como uma das três melhores no Programa Alfabetiza Juntos e selecionada para apresentar suas práticas de gestão em alfabetização em seminário realizado na Diretoria de Ensino, em São Paulo. Essa certificação de relevância reconhece o compromisso de Santana de Parnaíba em assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Santana de Parnaíba é uma das poucas cidades do Brasil com ensino 100% municipalizado e uma das poucas a ter o Currículo Municipal da Educação Básica, o Plano Municipal pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar atualizado. Por isso, o ano de 2024 pode ser considerado um marco na educação parnaibana. Pela primeira vez na sua história, a cidade passou a ter um currículo e plano da 1ª infância próprios.
Fotos / Texto: SECOM – Santana de Parnaíba