Pela primeira vez na história da cidade, Saúde de Jandira oferece tratamento com equoterapia
O método utiliza a natureza como meio para proporcionar amplitudes de movimento, segurança, autoestima, autocontrole, ansiedade e desenvolvimento da fala e da linguagem
A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Saúde, especificamente através do CRH (Centro de Reabilitação Humana), inovou nos serviços disponibilizados à população jandirense e está oferecendo, pela primeira vez, tratamentos com equoterapia, um método terapêutico e educacional com cavalos, no qual abrange saúde, educação e equitação, auxiliando no desenvolvimento biopsicossocial em crianças com deficiência e/ou necessidades especiais no município.
Atualmente, trinta pacientes já iniciaram o tratamento e seguem em acompanhamento, que é realizado semanalmente de maneira multidisciplinar. Contudo, é importante ressaltar que, como parte do trabalho humanizado, antes de iniciar a criança passa por avaliações que definirão a terapia correta e personalizada para ela.
No local são desenvolvidas atividades indicadas para o tratamento de diversas patologias com comprometimentos motores e cognitivos, tais como crianças com paralisia cerebral, Síndrome de Down, TEA (Transtorno do Espectro Autista), entre outras.
O tratamento é gratuito, individualizado e inclusivo. As sessões têm, em média, trinta minutos de duração e são feitas exclusivamente com cavalo, que é o único animal com movimento tridimensional que se assemelha à marcha humana e contribui com o equilíbrio, postura e coordenação motora, além de trazer inúmeros benefícios na parte pedagógica do estudante.
Os pais e/ou responsáveis de pacientes que tiverem indicação para praticar a equoterapia devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima das suas respectivas residências, para, assim, serem encaminhados para avaliação e em seguida para as sessões.
Os munícipes interessados em saber mais informações, devem procurar o CRH, localizado na Rua Fernando Pessoa, 545 – Vila Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Além disso, também é possível entrar em contato através do telefone (11) 4707-4651.