Osasco ganha dia do Doador de Medula Óssea
por jornalista Charles Nisz
Projeto do vereador Laércio Mendonça foi sancionado pelo prefeito
Em 1º de dezembro de 2023, o prefeito Rogério Lins (Podemos) sancionou o Projeto de Lei 102/2023, que institui o Dia do Doador de Medula Óssea em Osasco. O projeto é de autoria do vereador Laércio Mendonça (PSD).
foto : Ricardo Migliorini / CMO.
A data escolhida é o dia 17 de setembro. “O objetivo é reconhecer e celebrar aqueles que generosamente doam esperança e vida por meio deste gesto nobre”, disse o vereador, na justificativa do Projeto de Lei.
“É uma lei que representa a luta pela vida. Estou muito feliz, pois além da aprovação no Plenário da Câmara, a lei já foi sancionada pelo prefeito. É uma lei que vai ajudar pessoas em todo o estado e no país, pois um doador daqui pode ajudar alguém em outro estado”.
O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea foi instituído pela World Marrow Donor Association (WMDA) – associação global de registros de células-tronco do sangue, medula e/ou sangue do cordão umbilical. São mais de 40 milhões de doadores de células-tronco do sangue em 55 países.
Mendonça lembra que o transplante de medula óssea é o tratamento proposto para doenças que afetam as células do sangue, entre eles cânceres como leucemia e linfoma.