Mais uma vez CLP aponta Santana de Parnaíba como a melhor Gestão Pública do Brasil
De acordo com os dados de 2021 do Ranking de Competitividade dos Municípios, a cidade aparece na primeira posição entre as cidades com até 150 mil habitantes
Pelo segundo ano consecutivo, o levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública – CLP com o Ranking de Competitividade dos Municípios aponta Santana de Parnaíba não apenas como a melhor colocada entre as cidades de 150 mil habitantes, mas também mostra a evolução da cidade em áreas como saúde, educação e saneamento.
Na segunda edição do ranking, que levou em conta dados de 441 municípios com base em 65 indicadores, nos pilares “Sustentabilidade Fiscal”, “Funcionamento da Máquina Pública”, “Meio Ambiente”, “Acesso à Saúde”, “Qualidade da Saúde”, “Acesso à Educação”, “Qualidade da Educação”, “Segurança”, “Saneamento”, “Inserção Econômica”, “Inovação e Dinamismo Econômico”, “Capital Humano e Telecomunicações”, Santana de Parnaíba ainda subiu sete posições no âmbito geral, saindo da 14ª para a 7ª colocação no Brasil e ficando a frente de 23 das 26 capitais do país e do Distrito Federal.
Destaque para o pilar de “Sustentabilidade Fiscal”, onde também pela segunda vez o município ficou na primeira colocação nacional, com uma pontuação de 72,49, que somado ao pilar de Funcionamento da Máquina Pública, em que o município subiu 277 posições, com uma nota de 67,76, fez com que Santana de Parnaíba também alcançasse a primeira colocação nacional na dimensão “Instituições”.
Além disso, o município apresentou melhorias em outros pilares analisados. Em “Acesso à Saúde”, a cidade avançou 72 colocações, com destaque para os indicadores de cobertura vacinal com percentual de 79,22% e atendimento pré-natal, 85,34%.
Também nota-se evolução no pilar “Acesso à Educação” onde o município ganhou 7 colocações e ocupa a 11ª posição nacional no quesito. Destacam-se os indicadores percentuais da “Taxa de Atendimento – Educação Infantil, “Taxa de Matrícula – Ensino Fundamental”, “Taxa de Matrícula – Ensino Médio”. Já no pilar “Qualidade da Educação”, a evolução foi de 11 posições no ranking.
No pilar “Saneamento” a evolução foi de 10 posições e a somatória dos indicadores totalizou uma pontuação de 73,38. A cidade ainda evoluiu 14 posições na dimensão “Sociedade”, que engloba os pilares “Acesso à Saúde”, “Qualidade de Saúde”, “Acesso à Educação”, “Qualidade da Educação”, “Segurança”, “Saneamento” e “Meio Ambiente”.
Para se chegar aos resultados foram levados em consideração os dados oficiais dos anos de 2018, 2019 e 2020 de diferentes fontes. O método utilizado para o ranqueamento foi o mínimo máximo, onde cada indicador foi classificado de 0 a 100 de acordo com as informações obtidas, sendo que quanto mais próximo de 100 a pontuação, melhor qualitativamente e quanto mais distante, pior.
Os resultados alcançados tabulados pela pesquisa evidenciam a eficiência do trabalho realizado pela administração municipal nos últimos 9 anos, com políticas públicas e investimentos como a contenção e eliminação de despesas, a construção de novas unidades de saúde e educação, a implantação de parques nas macrorregiões da cidade, entre outros, que têm promovido uma verdadeira transformação social na cidade.
IMPORTANTES MARCAS DE 2021
Além do ótimo desempenho no Ranking de Competitividade do CLP, no ano passado, o município também já havia obtido posições de destaque em outras pesquisas de avaliação do setor público.
De Acordo com o IFGF, da Firjan, Santana de Parnaíba despontou novamente como a Melhor Gestão Fiscal do Brasil. O município seguiu como o mais seguro da região metropolitana de São Paulo e conquistou o Prêmio Top Destinos Turísticos, na categoria Turismo Cultural.
Além disso, no final do ano, a cidade ainda alcançou a primeira colocação no Prêmio Band Cidades Excelentes, como a melhor do Brasil em Eficiência Fiscal e Transparência para cidades de 100 a 150 mil habitantes.
SOBRE O RANKING DE COMPETITIVIDADE
Na sua segunda edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo ao público ferramentas simples e objetivas que pautam a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria das gestões municipais, além de ser uma ferramenta útil para balizar ações do setor privado.