Legislativo osasquense reafirma compromisso com inclusão de pessoas com TEA
Sessão Solene e Seminário marcaram ações de conscientização sobre a causa
Desde 2013, o município de Osasco celebra oficialmente o Dia de Conscientização do Autismo em 2 de abril – data instituída por meio de iniciativa parlamentar.
Prosseguindo com ações em prol da inclusão e do reconhecimento dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a atual legislatura da Câmara de Osasco promoveu, na última quarta-feira (2) o 2º Seminário do TEA e uma Sessão Solene em alusão à data.
O seminário foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), por iniciativa do vereador Ralfi Silva (Republicanos). Já a solenidade aconteceu na sede do Legislativo Municipal, promovida por iniciativa do vereador Gabriel Saúde (Agir).
Gabriel, que é autista, reforçou a necessidade de ampliar as políticas públicas voltadas a pessoas com TEA. O parlamentar destacou a importância de ações focadas na acessibilidade, educação inclusiva e atendimento especializado. O vereador também evidenciou seu apoio pela implantação de dois Centros de Referência para pessoas com TEA – sendo um na Zona Norte e outro na Zona Sul do município — conforme previsto no Plano de Governo do prefeito Gerson Pessoa (Podemos). Segundo Gabriel Saúde, os centros são fundamentais para garantir suporte aos autistas e familiares.
O presidente da Comissão do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência, vereador Ralfi Silva, destacou a importância do debate sobre políticas públicas. Ele detalhou projeto de sua autoria que propõe levar cães sensoriais a hospitais e clínicas da cidade, visando auxiliar no bem-estar das pessoas com deficiência.
Guilherme Prado (PRD) abordou a Indicação que apresentou ao Executivo com pedido de instituição da Semana da Mãe Atípica. De acordo com ele, a ação contribuirá para o fortalecimento dessas mães, que desempenham papel fundamental na vida dos filhos autistas.
Sérgio Fontellas (Republicanos) anunciou projeto de sua autoria que cria a certificação “Empresa Amiga dos Autistas”. O objetivo é incentivar estabelecimentos comerciais a adotarem políticas internas para inclusão e capacitação de pessoas com TEA.
A vereadora Stephane Rossi (PL) destacou os desafios enfrentados pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do município e a busca por mais direitos para as pessoas autistas. Ela pretende destinar emenda de R$ 100 mil para a Associação Brasileira Autismo Conexão (Abraac) no orçamento 2026. A meta é ajudar a entidade a continuar o trabalho de apoio a pessoas com TEA e familiares.
Emerson Osasco (PCdoB) enfatizou a necessidade de dar voz às mães atípicas e citou dados da Secretaria de Educação, que apontam 2.137 crianças com TEA no município.
Laércio Mendonça (PDT) falou da importância das ações contínuas de conscientização. “A missão dada a todos nós é de amor ao próximo”, finalizou.
Os vereadores osasquenses seguem atentos às demandas da população autista, buscando contribuir com leis e políticas públicas que garantam inclusão e participação plena na sociedade.