EmpreendedorismoSantana de Parnaíba

Investimento no empreendedorismo feminino faz de Santana de Parnaíba um destaque nacional

Durante os três dias de evento, foram ofertados produtos e serviços em áreas como gastronomia, moda, beleza, artesanato e cultura pop

Entre as ações da prefeitura que fomentam o setor está a Feira da Mulher Empreendedora; a edição especial do evento reuniu um público de três mil pessoas no Centro Histórico

O encerramento da programação do Mês da Mulher foi marcado por mais uma edição de sucesso da Feira da Mulher Empreendedora de Santana de Parnaíba. Entre sexta-feira (28/3) e domingo (30/3), foi montada uma estrutura na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico, que contou com 80 barracas que ofereceram produtos e serviços em áreas como gastronomia, moda, beleza, artesanato e cultura pop. De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher e da Família (SMMF), que coordenou a feira, os três dias de evento reuniram um público de cerca de 3 mil pessoas. 

Na abertura, na sexta-feira, houve queima de fogos de artifício e show com a cantora Natália Morais no Coreto Maestro Bilo. No sábado, em horários diferentes, a apresentação musical ficou por conta dos artistas Josué e Kivia Pascoal. No domingo, a cantora Laura Amorim fez o show de encerramento. Na ocasião, houve sorteios de brindes, entre os quais secadores de cabelo, chaleiras e panelas.

Criada em 2020, a Feira da Mulher ajuda a impulsionar o negócio das empreendedoras parnaibanas, com aumento de vendas, divulgação da marca e atualização de networking. O evento consolida Santana de Parnaíba como destaque nacional em empreendedorismo feminino. Em pesquisa feita com as participantes desta edição da feira, a SMMF constatou alto índice de satisfação. Para 78% das vendedoras, as vendas na feira foram muito boas ou boas; 16% avaliaram como regulares; e 6% como ruins. Para 91% das empreendedoras, a participação no evento contribuiu muito para o crescimento do seu negócio; e 9% afirmaram que contribuiu parcialmente.

Visibilidade da marca

Ao serem questionadas sobre os pontos mais positivos por terem participado da feira, 37,3% das vendedoras apontaram o aumento da visibilidade da marca; 31,3% indicaram o acesso a novos clientes; 10,4% destacaram oportunidades de networking; e 9%, a experiência adquirida. Também foram citados aspectos como estrutura do local, vendas e apoio e consultoria. 

Das participantes, 80% possuem como principal canal de vendas as redes sociais e 15%, a loja física. O restante citou e-commerce e marketplace. Outro dado relevante apurado pela pesquisa foi o tempo de atuação das empresas: 34,3% atuam há mais de cinco anos; 34,3% entre um e três anos; 23,9% entre três e cinco anos; e 7,5% há menos de um ano. Ao todo, responderam ao questionário 67 vendedoras.

Incentivo

Para a empreendedora Thais Calegari, que trabalha no ramo de perfumes artesanais, o apoio da prefeitura tem sido fundamental para o desenvolvimento dos negócios conduzidos por mulheres. “Quando vem esse incentivo, pra nós é muito importante, ajuda muito. É a primeira vez que eu participo da feira, e eu tô gostando muito”, afirmou. Já a empreendedora Rejane Morais participou da edição de dezembro do ano passado e disse que voltou até mais motivada depois da experiência anterior. “Eu tive a primeira experiência em dezembro, que foi muito boa. Com a Feira da Mulher, a gente tem o intuito de conquistar mais pessoas, de trazer mais o público pra gente”, destacou Rejane, que é revendedora de produtos da Eudora e da Boticário. Ela ainda afirmou que o apoio da Secretaria da Mulher foi fundamental para que aprendesse a usar melhor ferramentas das redes sociais, como o WhatsApp.

Cultura pop

Uma das barracas de destaque foi a da família da vendedora Marissa Leal, que comercializa produtos da cultura geek, como bonecos, chaveiros e itens relacionados à cultura pop. “É muito interessante participar da feira, porque as pessoas não estão acostumadas a ver esse tipo de produto. Eu sempre gostei muito da cultura pop, filmes de ação, e conheço muitas pessoas que também gostam desse universo, mas têm dificuldade para encontrar os produtos. Então, a gente traz esses produtos para a feira, e eles são caros em outros lugares, e vende a um preço acessível”, destacou. 

Outra empreendedora que participou pela primeira vez da feira foi Adriani Correia. Ela trabalha com semijoias, bolsas e acessórios femininos. “Eu sempre quis participar e desta vez consegui. Eu acho maravilhoso esse tipo de incentivo da prefeitura, esse apoio ao empreendedorismo é muito importante, o investimento é bárbaro, perfeito”, enfatizou. Quem também estreou na feira foi Alessandra Mazzei, que vende produtos de beleza e de nutrição esportiva. “Vejo Santana de Parnaíba como um grande diferencial pelo investimento que fazem pelas empreendedoras. Eu nunca tinha visto isso em outras cidades como tem aqui. Então é maravilhoso poder participar e ter a oportunidade de acompanhar de perto toda essa evolução da cidade”, destacou.

Fotos/Texto: Secom Santana de Parnaíba

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