BarueriSegurança

Entrega de 166 novas viaturas à Segurança e à Semurb é elogiada em Barueri 

O investimento da Prefeitura de Barueri em 166 novas viaturas entregues no dia 29 de novembro à Guarda Civil Municipal (GCM), à Defesa Civil, ambas ligadas à SSUDS (Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social), e também à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) foi bastante elogiado por moradores da cidade.  

A frota tem computação embarcada com a introdução de tablets. Por meio do sistema de georreferenciamento “Geopixel Cidades”, além de outros recursos, permite aos agentes o registro de ocorrências em tempo real. “Quem ganha é a população. Essas viaturas, equipadas com toda essa tecnologia, são muito boas para a cidade”, elogiou o vendedor autônomo, Javan Marques Borges.
  

O evento ocorreu no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro – 5 anos após a última entrega de viaturas em 2019. Foi realizado neste ano de 2024 com a presença de autoridades do município e público em geral.

A nova frota soma 101 viaturas da GCM, 60 da Mobilidade Urban  

As viaturas foram entregues com a seguinte conformidade: 101 para a GCM, 60 para a Mobilidade Urbana e cinco para a Defesa Civil. Já para as atividades exclusivas da GCM, serão contempladas da seguinte maneira: 54 para o patrulhamento de área, 25 para o patrulhamento tático, 18 para o patrulhamento com motos, três para as bases comunitárias e um micro-ônibus. 
 

“O povo, a Guarda Municipal e a Mobilidade Urbana merecem receber essas novas viaturas. Barueri é uma cidade limpa. E merecidamente, hoje, é a cidade mais segura do Brasil”, destacou o também vendedor autônomo, Lourival Benedito da Silva, o Baiano, amigo de Javan afirmando que o prefeito Rubens Furlan e o vice Beto Piteri têm feito uma gestão maravilhosa no município. 

Segurança de governança digital 

O secretário de SSUDS, Rinaldo de Albuquerque Pereira, pontuou que a entrega das novas viaturas é de grande relevância para a cidade. “É a coroação de todo um processo que se desenvolveu ao longo dos 8 anos. É fundamental. Estamos introduzindo um modelo novo dentro da segurança de governança digital. Além do leitor de placa, a possibilidade de se fazer reconhecimento facial, identificação de som. Uma inteligência que possibilita uma eficácia na área de segurança. Qualidade de atendimento é o que a gente prima na Guarda Civil. E eu afianço que, no âmbito dos municípios, poucos são aqueles que têm a mesma estrutura e os mesmos recursos de Barueri”. 

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Celso Aparecido Monari, as novas 60 viaturas da Semurb reforçam o investimento da Prefeitura de Barueri.  “Com isso, a secretaria tem a sua necessidade atendida para prestar serviços de excelência e cumprir com a missão de salvar vidas, reduzir sinistros, aumentar a fluidez e oferecer segurança diária. Uma atenção especial da gestão municipal, visando melhorar ainda mais o atendimento ao nosso cidadão, possibilitando que essa soma de esforços torne a cada dia Barueri uma cidade melhor para se viver e empreender sobre a proteção de Deus”.  

Muralha Paulista  

A cidade de Barueri, além de seus feitos em diferentes áreas, é o 6º município do Estado de São Paulo que mais colabora com movimentos no Muralha Paulista, projeto de interligação de sistemas de câmeras de prefeituras, de radares de trânsito e do Córtex – base de dados criminais do governo federal feita a partir do CPF de cada cidadão. Esta base contém informações financeiras e trabalhistas dos brasileiros.  

De acordo com o coronel Francisco Alves Cangerana Neto, secretário- adjunto da SSUDS, Barueri só fica atrás da 1ª colocada (São Paulo – capital do estado), com 105.241.515 registros enviados; da 2ª (Mauá), com 52.176.355; da 3ª (Jundiaí), com 52.097.998; da 4ª (Guarulhos), com 42.110.784; e da 5ª (Santo André), com 35.301.379 registros.  

fotos – Benjamim Sepulvida/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *