Cursinho Popular de Jandira (CPJ) proporciona palestra sobre Novembro Azul
O CPJ é mais um dos departamentos da Secretaria de Educação de Jandira
Na última segunda (07), o Cursinho Popular de Jandira realizou uma palestra voltada para a campanha do Novembro Azul, que representa o mês mundial de combate ao câncer de próstata. O evento foi ministrado pela enfermeira Roseli Paula da Silva, que faz parte do Núcleo de Educação, Saúde e Humanização (NEPSH) da Secretaria de Saúde de Jandira.
A palestra teve como intuito abordar temas que são pouco discutidos no cotidiano, mas que interferem diretamente na qualidade de vida dos homens.
Segundo o Ministério de Saúde, o câncer de próstata no Brasil é o mais comum entre os homens e é a causa da morte de 28,6% da população masculina do país, ou seja, um homem morre a cada 38 minutos desse tipo de enfermidade. Durante a aplicação da palestra, houve a explicação de diversos conceitos que abrangem esse câncer, inclusive os sintomas mais comuns na fase inicial, listados logo abaixo:
Dor óssea;
Dores ao urinar;
Vontade de urinar com frequência;
Presença de sangue na urina e/ou sangue;
Por fim, foi reservado um tempo para ressaltar a importância de realizar o diagnóstico precoce, que ajuda em até 90% na possibilidade de cura do câncer, segundo especialista da Rede Ebserh. Os diagnósticos envolvem exame de toque retal, associado ao exame de sangue (PSA).
O Coordenador Pedagógico do CPJ, Abidã Ferreira, afirmou: “A palestra foi muito relevante, foram passadas informações precisas para todos os estudantes, informações que eles podem transmitir para outras pessoas”
Assim como aconteceu no Outubro Rosa, a Secretaria de Educação de Jandira segue empenhada na difusão de informações e no trabalho de conscientização de temas que visam proporcionar maior saúde e qualidade de vida a todos.
foto : Secretaria de Educação – PMJ