Cioeste recebe proposta do Estado, para promover agricultura urbana e periurbana na Região Oeste da Grande São Paulo
Na tarde da, segunda-feira, 17/06, uma equipe de representantes das Secretarias de Meio Ambiente de cidades da região recebeu Paulo César de Saraiva, representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na sala de reuniões do Cioeste. O encontro abordou temas relacionados à agricultura familiar e à saúde alimentar, com foco na promoção da agricultura urbana e periurbana.
Paulo César apresentou uma proposta para a participação do Cioeste em um seminário estadual sobre agricultura urbana e periurbana. Esse evento visa envolver diversos atores regionais para avançar na implementação de práticas agrícolas urbanas nas cidades da região.
A proposta inclui a criação de uma Câmara Técnica temática de agricultura, formada por membros dos municípios, para trabalhar na organização do seminário e na estruturação de conselhos de agricultura. O objetivo é estabelecer um fundo de agricultura para fortalecer a produção agrícola urbana, que será iniciada com o apoio do seminário promovido pelo Estado.
Essa iniciativa visa preparar os municípios para aderirem ao Plano Safra e ao plano geral do Governo Federal para agricultura urbana. Além disso, o produtor rural urbano organizado tem direito de acesso a crédito rural, aposentadoria e outros benefícios. A prática da agricultura urbana também oferece ganhos ambientais, como a recuperação de nascentes e a preservação de matas.
Os municípios envolvidos serão capacitados para desenvolver a agricultura urbana, proporcionando emancipação financeira aos trabalhadores e contribuindo para a recuperação de áreas ociosas e a melhoria do solo. A agricultura urbana também ajudará a combater a vulnerabilidade alimentar, oferecendo produtos agrícolas a preços acessíveis.
O seminário estadual, está sendo organizado com o apoio de outros consórcios intermunicipais e será realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, em São Paulo, nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2024. O evento contará com painéis, rodas de conversa e trocas de experiências, envolvendo participantes da região representada pelo Cioeste.