PolíticaSantana de ParnaíbaSaúde

Câmara parnaibana realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Palestra foi ministrada por profissional da saúde do município

No dia em que se comemora o Dia Internacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, 19 de outubro, a Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, através da Escola do Parlamento, realizou a palestra “Câncer de Mama e Mudança de Vida”, ministrada pela ginecologista e coordenadora da Saúde da Mulher do município, Drª Maria Teresa Fontozzi Giorgetti.

A palestra, que está inserida nas programações de conscientização do Outubro Rosa, para prevenção e combate ao câncer de mama, foi ministrada no auditório Antônio Branco da Casa de Leis. 

A Drª Maria Teresa apresentou dados alarmantes que apontam o câncer de mama como o maior responsável pelas mortes de câncer em mulheres no mundo e que uma em cada seis pessoas no mundo são vítimas fatais desta doença. No Brasil, são esperados cerca de 704 mil novos casos de câncer para o triênio 2023/2025 e as regiões sul e sudeste possuem a maior incidência desta moléstia, com 70% dos casos registrados no país, ou seja, 73 mil casos de câncer de mama para mulheres, seguido por 71 mil casos de câncer de próstata para os homens.

Na palestra, a doutora alertou para a necessidade de prevenção, com a realização de exames periódicos, tanto para a mulher, (exames ginecológicos), quanto para o homem (exames de próstata, PSA, hemogramas completos etc). Também salientou a importância em manter o sistema vacinal atualizado (vacinas contra o HPV, Hepatite B etc), além dos cuidados em ter uma alimentação saudável, evitando os embutidos, alimentos carregados em gorduras hidrogenadas, em sódio, com alta concentração de açúcares etc. Recomendou ainda a prática esportiva para evitar o sedentarismo, o combate ao tabagismo, consumo de álcool, entre outros cuidados que podem minimizar os riscos. 

Acompanharam a palestra a vereadora Enfermeira Nelci; a Drª Kazuyo Uenaka, presidente do comitê de prevenção à mortalidade maternal, infantil e fetal e a assistente técnica do núcleo de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, Andrea Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *