Câmara de Osasco aprova projeto sobre prevenção a doenças urológicas
Texto cria Semana de Prevenção e Combate às Doenças Urológicas
A Câmara de Osasco aprovou, durante a 13ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (23), uma proposta que busca a conscientização e a prevenção às doenças urológicas e à saúde sexual masculina.
O Projeto de Lei 76/2022, do vereador Michel Figueredo (Patriota), vai instituir em Osasco a Semana de Prevenção e Combate às Doenças Urológicas e de Promoção e Fomento da Saúde Sexual Masculina.
“Como todos sabemos, o caminho da saúde é o preventivo. Esse projeto é sobre a importância de a gente conscientizar a cidade, os homens. Os números mostram que as mulheres vivem mais porque se previnem”, justifica Figueredo.
De acordo com o projeto, a data deve ser comemorada na semana do dia 12 de setembro, quando também é celebrado o Dia do Médico Urologista.
O objetivo da Semana Municipal é envolver os munícipes em ações de esclarecimento e prevenção às doenças urológicas; prevenir doenças do trato urinário e do sistema reprodutor masculino e urinário feminino. Além disso, incentivar o combate aos males da saúde sexual masculina, como os que afetam a próstata, por exemplo.
O presidente Carmônio Bastos (Podemos) também destacou o caráter educativo da proposta de Michel Figueredo, como forma de incentivar os homens a cuidarem da saúde. “Realmente, segundo pesquisa, 59% dos homens não costumam ir ao urologista com regularidade”, justificou.
Antes de ser analisado pelo prefeito Rogério Lins (Podemos), o projeto aprovado nesta quinta-feira precisa passar por nova votação.
Além desse projeto, os vereadores aprovaram seis moções, outros quatro projetos que estavam na pauta e acolheram um veto.
A lista de todos os itens votados e aprovados está disponível no nosso site.