Barueri celebra o Dia do Pedagogo
Uma educação de qualidade não se faz sem professores dedicados e que veem na arte de ensinar mais que um trabalho, e sim uma missão. Para celebrar o Dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio, vamos contar a história de três professoras da rede municipal de ensino de Barueri que superam barreiras e dão lição em sala de aula e de vida.
Nunca é tarde
Angela Maria Pereira de Santana, 46 anos, é professora desde 2013, mas seu talento para ensinar existe desde a infância, quando ajudava com o dever de casa de seus sete irmãos. Época em que estudar era um privilégio.
“Trabalhávamos na lavoura de cacau para comprar cadernos e lápis. Na zona rural só existia o Fundamental I, por isso tínhamos que estudar na cidade. Sem dinheiro para pagar a condução, uniforme e materiais, meus pais não nos deixaram estudar mais”, relata.
Angela enfrentou uma jornada difícil, o retrato de muitas brasileiras de sua época. Trabalhou na infância, foi babá, empregada doméstica e cozinheira. Só foi possível voltar a estudar aos 30 anos de idade pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Terminou o Ensino Médio e logo ingressou na faculdade de pedagogia. Hoje trabalha na rede de ensino do município e, graças seu bom desempenho, ocupa o cargo de coordenadora pedagógica na modalidade EJA na Emef Osvaldo Batista Pereira.
“Hoje sou uma pessoa realizada, sou grata pela oportunidade dada por uma diretora, a Sirley, que olhou pra mim com carinho. Amo o que faço e acredito ser amada por aqueles que comigo convivem. Ensinar é aprender. É um processo de reciprocidade”, diz.
Parceria de sucesso
Sanielle Silva tem deficiência visual e Rosângela de Abreu, auditiva. Ambas são professoras que desafiam o capacitismo (discriminação e/ou preconceito contra pessoas com deficiência) e unem a suas habilidades para dar a melhor aula para os alunos.
“A primeira vez que entrei em uma sala de aula eu paralisei e pensei: meu Deus, como vou falar com as crianças, como vou me comportar?”, disse Sanielle antes de conhecer a Rosângela. Encontro este que fez toda a diferença em sua carreira de professora.
“Eu disse para a Sanielle que eu iria ser os olhos dela e ela seria minha voz. Desde o primeiro dia a gente sentiu aquele encontro de almas”, disse a professora Rosângela, acreditando que suas aulas se complementariam. Tal sinergia foi resultado de uma paixão: a de ensinar.
A rede de ensino de Barueri, por meio da Secretaria de Educação, conta com um trabalho dedicado e responsável de pedagogos com uma missão que vai além.
“Esses profissionais que atuam não apenas em sala de aula, mas também no planejamento educacional e na criação de projetos, contribuem com a formação humana, desde a primeira infância até a preparação dos nossos jovens para o mercado. Todos os professores merecem nossa eterna gratidão”, declara o secretário de Educação, Celso Furlan.
foto: Sec. Educação/Divulgação
Professoras superam barreiras para se dedicarem à profissão