Acolhe Jandira: saiba mais sobre o Centro de Acolhimento da cidade
O projeto proporciona atendimentos individuais, coletivos e personalizados nos mais diversos segmentos
Em funcionamento desde o dia 17 de maio, criado em razão do período de baixa temperatura, o Centro de Acolhimento, denominado de “Acolhe Jandira”, tem desenvolvido um papel fundamental no que diz respeito à humanização, tendo em vista que o projeto oferece acolhimento às pessoas que encontram-se em situação de rua e vulnerabilidade social.
Através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o serviço conta com gestão e orientadores socioeducativos, que realizam diariamente abordagens noturnas à disposição dos cidadãos. A Operação Inverno do município visou a instalação do espaço emergencial municipal, localizado na Rua Nova Salomão Barjud, 250, Centro – Jandira, para acolher o público descrito acima.
Dentre os serviços oferecidos, há entregas de alimentação e atendimento social, tudo de maneira personalizada para atender os munícipes e todas as suas respectivas demandas.
Os conviventes são atendidos de forma técnica. Isso significa que a assistente social responsável pelo projeto executa o atendimento individualizado, executa encaminhamentos para a rede intersetorial, como o provimento de documentos no Poupatempo de Jandira para a inclusão no Auxílio Brasil, na Central do CadÚnico e encaminhamento para a saúde clínica, por meio da UBS Vila Eunice e a saúde mental através do CAPS.
Além disso, eles recebem cartão Bom Prato para fazer as refeições, são encaminhados para vagas de emprego, recebem atendimento técnico, individual e coletivo, incluindo oficinas de corte de cabelo e musicoterapia, e também contam com apoio e sustentação familiar sob as diretrizes da secretaria responsável.
Imagem: Canva