Comunidade nordestina é homenageada na Câmara de Osasco
Parlamentares enalteceram o papel dos nordestinos na formação da cidade
Em reconhecimento à importância da comunidade nordestina na formação de Osasco, o vereador Josias da Juco (PSD) propôs uma Moção de Aplauso pelo “Dia do Nordestino”, comemorado no dia 8 de outubro. A moção foi aprovada por unanimidade durante a 28ª Sessão Ordinária, realizada terça-feira (16). Na oportunidade, os parlamentares enalteceram o papel dos nordestinos no município.
“O nordestino contribuiu muito para o crescimento da cidade e também pela emancipação de Osasco. Estamos preparando uma edição do Programa Nossa História com nordestinos que marcaram nossa história”, comentou Josias da Juco, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar Nossa História.
O vereador ressaltou histórias de personalidades nordestinas que moram na cidade, como comerciantes que homenageiam cidades nordestinas em seus comércios e pessoas que orgulhosamente defendem a cultura nordestina.“Solicitei ao prefeito que seja nomeada uma praça para que haja uma homenagem à comunidade nordestina e que eles sejam reconhecidos pela nossa cidade”, salientou Josias.
Filho de baianos, Julião (PSB) homenageou os pais e todos os nordestinos que estão em Osasco. “Meus pais vieram da Bahia e parte dos meus irmãos também. Eles vieram para essa cidade e ajudaram a formá-la. Quero parabenizar todos os nordestinos que deixaram seus lares e vieram para cá constituir família e encontrar o progresso”, disse o parlamentar.
Délbio Teruel (DEM) também ressaltou a importância fundamental da comunidade nordestina na formação de Osasco. “Temos muitos bairros formados por nordestinos e temos muito orgulho de todos”.
Carmônio Bastos (Podemos), que é nordestino, lembrou a todos a discriminação sofrida pela comunidade. “Sou nordestino com muito orgulho. Para mim, nordestino, sulista, nortista… somos todos brasileiros. Mas, às vezes somos um pouco discriminados, somos mal interpretados pela nossa maneira de falar, de agir”, comentou Bastos.
Durante sua fala, Elsa Oliveira (Podemos), filha de nordestinos, comentou que conversou com a deputada federal Renata Abreu (Podemos) e avaliou a possibilidade de Osasco receber um Centro de Tradições Nordestinas. “Acho que deveríamos ter aqui em Osasco um Centro de Tradições Nordestinas, como em São Paulo, para que possamos preservar essa cultura também aqui na nossa cidade”, ressaltou a vereadora.
A data homenageia toda a diversidade cultural típica da região Nordeste conhecida, entre tantos outros fatores, pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos e belíssimas paisagens.
Por Ana Luisa Rodrigues