Criação de 730 vagas para a área da saúde é aprovada em primeira discussão
Autorização para preenchimento de 504 vagas de ACS e 226 vagas de ACE ainda precisa passar por segunda votação na Casa Legislativa
Por Anderson Cavalheiro
Crédito foto: Ricardo Migliorini
A Câmara Municipal de Osasco votou nesta quinta-feira (12), a criação de 730 empregos públicos de ACS (Agente Comunitário de Saúde) e de ACE (Agente de Combate a Endemias), vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Foram 15 votos favoráveis, e nenhum contrário, em primeira discussão. A matéria ainda precisa passar por uma segunda discussão, que deverá ocorrer na próxima terça-feira (17).
A vereadora Dra. Régia (PDT) defendeu a criação dos empregos públicos. “O cargo de ACS é de extrema importância na estratégia da Saúde da Família. Aqui em Osasco, os ACS e ACE eram contratados por um período determinado por um ano. Isso não criava um vínculo e dificultava o acompanhamento constante daquele agente na comunidade, na área da saúde e na área de zoonoses. Era urgente a necessidade dessa mudança, já que na esfera federal essa contratação já era por tempo indeterminado. É um grande ganho para Administração e um grande ganho para a Saúde de Osasco”, afirmou a vereadora.
O projeto prevê a criação de 504 empregos públicos de ACS e 226 de ACE, que serão contratados por contrato CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) por prazo indeterminado.