Mais de 1.650 entidades contarão com recursos da nova linha CAIXA Hospitais Pós, além de possibilidade de pausa de 180 dias em contratos de crédito
A CAIXA anunciou, nesta quinta-feira (25), em evento no Palácio do Planalto que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, medidas de apoio a Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Entre as principais, estão a possibilidade de pausa de 180 dias em contratos de crédito, a ampliação do prazo de pagamento de 84 para 120 meses e a disponibilização da nova modalidade CAIXA Hospitais Pós, que tem taxa pós-fixada de 0,29% a.m. + CDI, 42% menor em relação às atuais.
Durante o evento, o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, ressaltou a importância e o potencial das medidas. “Queremos oferecer a linha para todas as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do país. São 189 mil leitos que podem se beneficiar hoje das medidas”, explicou o presidente.
Somado às demais ações já implementadas pelo governo federal, o anúncio da CAIXA reforça as medidas de combate ao Coronavírus, auxiliando instituições que estão na linha de frente no combate à COVID-19. Neste sentido, as entidades podem solicitar pausa nas operações já contratadas do CAIXA Hospitais, CAIXA Giro SUS e CAIXA Hospitais FGTS.
Já na linha CAIXA Hospitais Pós, as Santas Casas e hospitais filantrópicos podem utilizar os recursos para investimentos ou para compor fluxo de caixa, com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela, podendo escolher a melhor alternativa de aplicação frente a sua realidade financeira.
CAIXA Hospitais:
O CAIXA Hospitais é uma linha de crédito destinada às entidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tenham recursos financeiros a receber do Ministério da Saúde referentes aos serviços ambulatoriais e de internações hospitalares prestados. Em 2020, a CAIXA já havia reduzido a taxa média da carteira em 45% das praticadas até 2018. O desenho da nova modalidade permitirá às entidades acessarem condições ainda melhores, de acordo com seu perfil.