Drama da Paixão é sucesso de público e tem engajamento de 2,5 milhões nas redes sociais
A 28ª edição do Drama da Paixão de Santana de Parnaíba, mais uma vez, foi sucesso de público e atingiu o maior engajamento virtual da história do espetáculo, com cerca de 2,5 milhões de visualizações de conteúdos relacionados ao tema. Considerado um dos maiores espetáculos do Brasil ao ar livre, o Drama deste ano foi realizado de 17 a 19 de abril na Barragem Edgard de Souza, às margens do Rio Tietê.
Nos três dias de apresentação, apesar do tempo chuvoso, o espetáculo foi assistido por cerca de 35 mil pessoas – 15 mil presencialmente e 20 mil por meio das transmissões ao vivo pelo YouTube. Entre os presentes estavam o prefeito Elvis Cezar, que prestigiou as duas primeiras sessões, e o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, presente na última sessão.
Na ocasião, o prefeito ressaltou o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e o envolvimento da prefeitura na realização do espetáculo, que é uma marca da cidade. “Santana de Parnaíba tem uma marca hoje registrada que exala cultura, propagando a palavra de Deus, propagando a história do maior homem de toda a humanidade”, destacou Elvis.

A 28ª edição do Drama da Paixão emocionou o público nos três dias de eventop dir=”ltr” style=”line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt”>
Já o secretário estadual de Turismo e Viagens ressaltou a grandiosidade do evento e sua importância para o Estado de São Paulo. “É um megaevento, um dos principais do Estado. E o trabalho que nós vemos aqui realizado pela municipalidade, na liderança do prefeito Elvis, é um trabalho extraordinário que merece todo nosso respeito, todo nosso apoio”, disse Roberto de Lucena.
Emoção
Na edição deste ano, a primeira parte do espetáculo teve como tema “Os sonhos de José”, cuja jornada de adversidades e redenção é retratada no livro de Gênesis, do Velho Testamento. A segunda parte focou na trajetória de Jesus, com o anúncio do Arcanjo Gabriel à Maria de que ela seria a escolhida para ser a mãe do filho de Deus. Já a terceira parte abordou a prisão, morte e ressurreição do Messias.
A história de Jesus emocionou o público presente, e o espetáculo reuniu turistas de várias partes do Brasil, como Rodrigo Matos, de São Vicente-SP. “É uma emoção inexplicável. Meu filho tem nove anos e ver ele sem piscar os olhos… Minha esposa emocionada, minha mãe emocionada. Realmente, eu estou sem palavras. Eu saio daqui hoje abençoado por Deus”, enfatizou.
Emocionada também ficou a moradora de Santana de Parnaíba (Fazendinha), Natália do Nascimento, ao ver a peça. “É um dos maiores espetáculos do Brasil, muito famoso. Quando a gente para pra assistir e recordar, aí a gente consegue ter uma noção do que Jesus fez por nós”, destacou.
Engajamento recorde
Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Comunicação Social, o total de visualizações de conteúdos do Drama da Paixão chegou a 2,5 milhões, o maior engajamento virtual da história do espetáculo e o recorde entre os conteúdos gerais da prefeitura, considerando Instagram, Facebook e YouTube.
A publicação que teve o maior engajamento foi a intervenção artística do personagem Jesus no Teatro Municipal de São Paulo e no Viaduto do Chá, na capital paulista, para divulgar o espetáculo. O vídeo dessa ação – realizada em 14 de abril – teve 1,6 milhão de visualizações e as fotos, 300 mil. O Drama da Paixão também teve cobertura dos principais veículos de comunicação de São Paulo e do Brasil, entre os quais Globo, TV Gazeta, TV Cultura, RedeTV e a imprensa regional. Alguns dos vídeos produzidos por esses veículos foram republicados nas redes da prefeitura e geraram um engajamento de cerca 300 mil visualizações (Facebook e Instagram).
Infraestrutura e produção
O Drama da Paixão de Santana de Parnaíba conta com uma infraestrutura montada em uma área de 15 mil metros quadrados, localizada na Estrada dos Romeiros. Para reproduzir as cenas bíblicas, o espaço recebe 14 réplicas alusivas aos locais sagrados de Jerusalém, como Palácio de Pilatos, templo, Casa de Maria, mesa para a Santa Ceia, aquedutos romanos, cruz, cenáculo e arquibancada.
Produzido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da SMCT, o espetáculo é dirigido por Edmilson Andrade – que, neste ano, fez o papel de Judas Iscariotes. A peça tem duração de cerca de três horas e a maior parte do elenco é composta por moradores de Santana de Parnaíba. Entre eles Sinnayder Barcelos, que interpreta o personagem Jesus há 16 anos.
Fotos/Texto: Secom Santana de Parnaíba