Janeiro Roxo: Prefeitura de Carapicuíba promove ações de conscientização e prevenção à hanseníase
Neste mês, a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de conscientização e prevenção à hanseníase com a realização de palestras educativas. Os encontros aconteceram em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), sendo conduzidos por especialistas da Vigilância Epidemiológica.
A hanseníase, também conhecida como “lepra”, é uma das doenças infecciosas mais antigas da humanidade, que afeta a pele e os nervos periféricos. Apesar de seu histórico, a doença tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fique atento aos primeiros sinais: manchas brancas ou avermelhadas, formigamento, perda de sensibilidade ao calor e ao frio, além de caroços na pele. Identificar os sintomas precocemente é fundamental para o sucesso do tratamento. Se notar algum desses sinais, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Com essas iniciativas, a Prefeitura reforça o compromisso de cuidar da saúde dos carapicuibanos e combater o preconceito que ainda cerca a hanseníase, promovendo informação e acesso ao tratamento.