CarapicuíbaPolítica

Marcos Neves recebe prêmio Governador Franco Montoro na categoria de Melhor Gestão

Na sexta-feira (15), a Associação Paulista de Municípios (APM) entregou o 2º Prêmio Governador Franco Montoro, durante o 66° Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão. O prêmio foi entregue às 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos índices: Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2022.

O prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves, recebeu o prêmio pela 2ª colocação na categoria Melhor Gestão. A cidade ainda ficou no significativo 18º lugar no ranking geral dos 645 municípios do Estado de São Paulo. 

“Estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho. Carapicuíba evoluiu muito nos últimos anos e quem ganha com esse desenvolvimento é a própria população. Receber o Prêmio Governador Franco Montoro é motivo de orgulho não só para mim, mas para nossa cidade, que antigamente só aparecia na mídia com notícias ruins”, afirmou Marcos Neves. 

A análise das contas foi realizada nos 645 municípios paulistas, com base em dados referentes a 2022 enviados para o Sistema Siconfi, da STN, até o dia 1º de março de 2024. A APM contratou um sistema de análise já consagrado para definir o prêmio, com base no fator denominado pelo estudo como Índice de Desempenho Municipal (IDM), e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

O sistema apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, analisando outras dimensões além da puramente fiscal, como o desempenho social e a gestão dos recursos públicos, contribuindo com o debate sobre a eficiência da gestão municipal.

Sobre a premiação

O Prêmio Governador Franco Montoro foi criado pela APM em homenagem ao patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o governo do estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira, como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *