Santana de Parnaíba celebra Mês da Mulher com eventos e políticas públicas de valorização ao público feminino
Da esq. para a dir., Miriam Silva Oliveira (Casa Rosa), Maria Aparecida Marcos (Feira da Mulher), Maria Augusto Capistrano (PML), Flávia Cosmo de Queiroz (Mãe Parnaibana) e Hilda Salva Margarida Santos (CCI)
Em março, serão realizados diversos eventos que destacam a prioridade que a gestão municipal dá ao fortalecimento, saúde e bem-estar da mulher parnaibana
De acordo com o último Censo (2022), a população de Santana de Parnaíba é composta majoritariamente por mulheres. O município tem 51,5% de população feminina (79.417 pessoas), cerca de 5 mil mulheres a mais do que homens. E para atender essas moradoras, a gestão municipal tem adotado uma série de programas e ações que colocam a cidade como referência em políticas públicas para as mulheres.
Nos últimos 11 anos, a prefeitura implementou a Patrulha Guardiã Maria da Penha; criou programas como o Parnaíba Mais Leve e o Mãe Parnaibana; inaugurou equipamentos públicos, como o Epam (Espaço de Proteção e Amparo para as Mulheres), a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), a Casa Rosa, a nova sede da Secretaria da Mulher e da Família (SMMF), além de espaços que, embora não sejam específicos para as mulheres, atendem majoritariamente esse público, como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e o CCI (Centro de Convivência do Idoso).
Além disso, durante o ano, a prefeitura realiza campanhas, cursos e eventos que mobilizam milhares de pessoas, promovem qualificação, empreendedorismo, conscientização, saúde e bem-estar. E essas ações serão intensificadas neste mês, com diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar ações de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, em praças e parques municipais. As atividades terão início nesta terça-feira (5/3) na Pista de Skate da Fazendinha, no período da manhã, e se estenderão até 28/3. Nessas ações, a equipe do NUPAV (Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências) vai entregar panfletos e orientar a população, com apoio das unidades de saúde.
Também na terça-feira, a partir das 18h, haverá um encontro na Arena de Eventos com empreendedoras da região, com duas palestras: “Networking e Construção de Relacionamentos”, ministrada pela Dra. Juscilene Gonçalves, e “Vista- -se de você e brilhe”, com a consultora de moda Gigi Martin.
Na sexta-feira (8/3), ocorrerá a abertura do programa Parnaíba Mais Leve, com uma caminhada, a partir das 17h, com concentração no Bolsão de Estacionamento, e o início da Feira da Mulher Empreendedora, a partir das 18h30, na Praça 14 de Novembro, Centro. Na ocasião, haverá sorteio de brindes. A feira vai ser realizada também no sábado (9/3) e no domingo (10/3), das 10h às 22h. Esses eventos serão promovidos pela SMMF.
Prêmio Mulher Inspiração
A pasta também vai realizar o Prêmio Mulher Inspiração, uma iniciativa dedicada a reconhecer e homenagear mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. O prêmio é dividido em sete categorias: Cultura, Esporte, Literatura, Voluntariado ou Ação Social, Imprensa/Comunicação, Empreendedorismo e Empresa, além de duas menções honrosas (nas categorias Mulher Mais Idosa de Santana de Parnaíba e Mulher Inspiração).
Cada mulher poderá ser indicada para concorrer em apenas uma categoria. Para participar, as candidatas devem atender aos seguintes requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade (salvo na categoria Mulher Mais Idosa, dedicada a candidatas com idade a partir de 65 anos), residir em Santana de Parnaíba por pelo menos um ano e permitir a divulgação de sua imagem.
Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição (disponível em link na biografia do Instagram da SMMF: @mulherparnaibana) e assiná-lo; enviar por e-mail cópia do RG, CPF e comprovante de endereço do (da) indicante e da indicada, além de um vídeo, com duração de até um minuto, da candidata contando sua história. Os documentos, o formulário e o vídeo deverão ser enviados para o e-mail: smm@santanadeparnaiba.sp.gov.br. O prazo para a inscrição encerra no sábado (9/3) e a premiação será entregue em cerimônia em 27/3. Mais informações: 4154-6248.
Programa Parnaíba Mais Leve
Criado em 2019, o programa Parnaíba Mais Leve (PML) busca a mudança de hábitos de mulheres com idades entre 16 e 59 anos, e já atendeu mais de 8 mil pessoas. Durante 90 dias, as parnaibanas passam por um treinamento com o objetivo de garantir corpo e mente mais saudáveis, com aulas de dança, exercícios físicos, palestras, aulas de defesa pessoal, acompanhamento nutricional e psicológico, entre outras atividades. O PML está na sua 9ª edição e é desenvolvido pela SMMF. Mais informações: 4154-6248.
Mãe Parnaibana
O Fundo Social de Solidariedade é responsável por um dos programas mais eficientes da gestão municipal: o Mãe Parnaibana. O programa faz o acompanhamento de gestantes e realiza anualmente a entrega de centenas de kits de enxoval para as participantes. Com ações como pré- -natal, acompanhamento psicológico e pediátrico, palestras, auxílio transporte para consultas, o programa auxiliou a cidade a alcançar o 5º menor índice de mortalidade infantil do Brasil entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Mais informações: 4622-7500.
Patrulha Maria da Penha
Desde o início das atividades, em 2018, a Patrulha Guardiã Maria da Penha já atendeu 837 casos, sobretudo violência doméstica e estupro de vulnerável. A ação da patrulha consiste em fazer o acompanhamento da vítima após medida protetiva e emitir relatórios regulares ao Ministério Público. A unidade ainda trabalha em parceria com a DDM e o Epam, inaugurado no ano passado. Em 2023, a patrulha passou a oferecer um serviço novo: o aplicativo “Parnaíba Segura”, também conhecido como “Botão do Pânico”. Com ele, a Guarda Civil consegue chegar até a vítima com rapidez por meio do sistema de GPS do celular.
Casa Rosa
Um dos locais mais importantes de fortalecimento à saúde da mulher é a Casa Rosa, um espaço de atendimento a mulheres com câncer. O equipamento público foi inaugurado em 2016 e atende hoje 20 mulheres, com atividades voltadas ao bem-estar e qualidade de vida, além de atendimento psicológico e social. Na Casa Rosa são desenvolvidos grupos com atuação de psicólogos, terapeutas, nutricionistas e fisioterapeutas, e ainda é feita a doação de próteses capilares e lenços para as mulheres em tratamento oncológico.
Programação – Mês da Mulher
5/3 – terça-feira, das 8h às 12h*
Início da campanha de conscientização relacionada ao combate à violência contra a mulher (panfletagem e orientações) NUPAV (Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências) Local: Pista de Skate da Fazendinha (Avenida Tenente Marques, 5554, Fazendinha). *As atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade entre 5/3 e 28/3.
5/3 – terça-feira, às 18h
Encontro com empreendedoras da região e palestras com a Dra. Juscilene Gonçalves (tema: “Networking e Construção de Relacionamentos”), e com a consultora de moda Gigi Martin (tema: “Vista-se de você e brilhe”). Local: Arena de Eventos – (Avenida Esperança, 450 – Campo da Vila).
8/3 – sexta-feira, às 17h
Abertura da 9ª edição do programa Parnaíba Mais Leve, com caminhada a partir do Bolsão de Estacionamento – Centro, em direção à Praça 14 de Novembro.
8/3 – sexta-feira, às 18h30
Abertura da Feira da Mulher Empreendedora, com exposição e vendas Local: Praça 14 de Novembro – Centro.
9/3 – sábado, das 10h às 22h
Exposição e vendas da Feira da Mulher Empreendedora Local: Praça 14 de Novembro – Centro.
10/3 – domingo, das 10h às 22h
Exposição e vendas da Feira da Mulher Empreendedora Local: Praça 14 de Novembro – Centro.
27/3 – quarta-feira, às 18h
Cerimônia de entrega do “Prêmio Mulher Inspiração” (evento para convidados).
Fotos / Texto: SECOM – Santana de Parnaíba