Promovendo o bem-estar psicológico: Jandira realiza fórum em apoio à saúde mental
A ação foi conduzida por profissionais qualificados, proporcionando orientações esclarecedoras aos presentes, além da participação ativa do público, que foi estimulada através de perguntas e debates
Na última semana, o Teatro Municipal de Jandira sediou o Fórum de Saúde dedicado à campanha Janeiro Branco. Essa iniciativa, promovida pela prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde, teve como intuito alertar a população sobre os riscos de negligenciar o bem-estar mental, e contou com uma programação completa para os participantes.
Após um café da manhã preparado com muito carinho para os convidados, o evento iniciou-se e foi organizado em diversos momentos. A abertura foi marcada por palestras ministradas por profissionais de áreas variadas, incluindo Leandro Rosa, psicólogo e coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde; Cecília Figueiredo, assistente social e coordenadora do CAPS II; Fernanda Cavalaro, nutricionista no Centro de Referência da Mulher; Guilherme Gibran, mestre em psicologia e coordenador de psicologia da UNIP, entre outros.
Na ocasião, a estudante Luísa, que acompanhou todas as atividades, destacou: “A palestra foi muito informativa, tivemos orientações de vários profissionais que contribuíram para nosso conhecimento. Creio que eu vou levar daqui o conhecimento sobre a harmonia da saúde mental e do corpo”.
Em seguida, Cecília, assistente social e coordenadora do CAPS, enfatizou a relevância do Janeiro Branco: “Falar sobre prevenção, cuidado e saúde mental no início do ano é fundamental. O lema da nossa campanha esse ano é ‘O que você pode fazer hoje’ e esse ‘hoje’ é o agora, o cuidado, a prevenção é o que a gente veio trabalhando aí durante todo esse mês na nossa rede de saúde”.
Ela também destacou o pioneirismo de Jandira ao incorporar coordenação de assistentes sociais na rede: “O município de Jandira é muito pioneiro nesse aspecto. Percebemos o impacto positivo disso em nosso município, contribuindo para o nosso saber técnico, acadêmico, para as discussões de rede, para o cuidado direto com as pessoas seja na assistência, na saúde, na educação e nas outras políticas também”.
“É importante falar sobre saúde mental em todos os momentos e este evento surge como uma oportunidade para iniciarmos o ano refletindo sobre esse aspecto fundamental na nossa vida”, concluiu Leandro Rosa.
foto : SECOM Jandira