Legislativo aprova Carteira de Identificação para pessoas com Parkinson em Osasco
Proposta aprovada em 2º turno segue para análise do prefeito Rogério Lins
O Plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta terça-feira (12), durante a 73ª Sessão Ordinária, projeto de iniciativa parlamentar que propõe a implantação de Carteira de Identificação para pessoas com doença de Parkinson.
A proposta, de iniciativa do vereador Michel Figueredo (PRD), busca facilitar a vida das pessoas que sofrem com a doença, assim como seus familiares, tutores ou curadores, com o uso da credencial de identificação.
O Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central, que provoca tremores nas mãos e torna os movimentos lentos. A progressão da enfermidade incapacita o paciente de ter uma vida autônoma.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 200 mil portadores no Brasil e esse número deve dobrar até o ano de 2040.
Com a aprovação em 2º turno, a proposta do vereador Michel Figueredo segue para análise do prefeito Rogério Lins (Podemos), que tem poder de sancionar ou vetar.
Maio Marrom
O Plenário ainda rejeitou o veto do Executivo ao Projeto de Lei 36/2023, também do vereador Michel Figueredo, que institui a Campanha Maio Marrom no Calendário Oficial de Osasco.
Segundo o líder do governo, vereador Délbio Teruel (União Brasil), a derrubada do veto aconteceu em comum acordo com o Executivo.
A campanha Maio Marrom prevê ações de conscientização e orientação à população sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular.
FOTO Ricardo Migliorini / CMO.