Jandira realiza evento de conscientização ao PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)
A administração pública tem reforçado o compromisso no segmento através de diversas ações e serviços oferecidos
A Prefeitura de Jandira, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Educação e Saúde, realizaram, nesta terça-feira, 20 de junho, na Praça Anielo Gragnano, uma ação de combate ao trabalho infantil, com o objetivo de reafirmar o compromisso de construir uma cidade segura para todas as crianças.
Na ocasião, os alunos do município participaram do evento expondo seus trabalhos feitos em prol da causa, como textos, desenhos, pinturas, entre outros. Além disso, os estudantes também executaram uma performance para os presentes, onde eles cantaram a música “Sementes” dos artistas Emicida e Drika Barbosa.
O evento também contou com poesias do Bráulio Bessa, responsável por auxiliar na criação do slogan da campanha deste ano: “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”.
Com a colaboração do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do PROCON (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor), que ofereceram orientações para o público durante a celebração, a ação foi concluída com êxito.
“Hoje nós estamos aqui para falar sobre o tema trabalho infantil. Nós temos vários outros equipamentos, como os CRAS, que nós estaremos falando também sobre esse tema. Teremos peças teatrais, peças musicais e várias outras atividades”, disse Carla Santos, secretária de Desenvolvimento Social.
“O nosso trabalho aqui é essa conscientização desde cedo da necessidade da criança estudar e não trabalhar, então o Programa de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil tem esse objetivo,” afirmou Rosania Morroni, secretária da Educação.
“Quando trabalhamos desde cedo com as crianças e elas são multiplicadoras nas suas casas, surgem muitas ações assertivas como esta. As crianças desenvolvem a temática com desenhos, cânticos e dramatizações. Desta forma, há uma compreensão de toda a sociedade sobre a importância da criança estudar e não trabalhar”, completou Rosania, quando questionada sobre o papel das crianças na participação desta campanha.