Após uma semana no Japão, Sub-17 do Ska retorna ao Brasil para sequência da temporada
Clube de Santana de Parnaíba fez sua primeira viagem e competição internacional, disputando a J-VILLAGE CUP, em Fukushima
Se preparando para o Campeonato Paulista Sub-17, o Ska Brasil realizou sua primeira viagem internacional, passando uma semana no Japão, para disputar a J-VILLAGE CUP, em Fukushima, no Centro de Treinamento da Seleção Japonesa. Em um cenário de diferente cultura, clima e futebol, os jovens atletas do time de Santana de Parnaíba tiveram a oportunidade de disputar a primeira competição internacional da história do clube.
Após uma longa viagem de aproximadamente 30 horas, o elenco chegou ao Japão como o primeiro clube estrangeiro a participar da J-VILLAGE CUP. A competição foi criada em 2019, a fim de ser um símbolo da recuperação do grande terremoto que aconteceu no Leste do Japão, em março de 2011, atingindo grande parte da região de Fukushima. Um dos objetivos é de trazer uma competição de alto nível para os jovens do país, reunindo mais de 20 times da J League e as melhores equipes dos colégios do Japão, visando dar uma oportunidade e visibilidade para estes atletas.
“Foi uma experiência incrível. Primeira viagem internacional do Ska Brasil, e também de grande parte do nosso elenco. Feliz por poder trazer nosso clube pro Japão, que é um país que temos laços muito fortes. A troca de culturas aqui foi muito boa, tanto dentro, como fora de campo, principalmente. O nível do campeonato foi altíssimo e a estrutura da J-VILLAGE é impressionante e dá para ver o porquê do Japão estar crescendo tanto no futebol. Parabéns a todos pela organização e agradecemos por toda recepção e acolhimento do povo japonês”, afirmou o Presidente Edmílson Moraes, que segue mais alguns dias no Japão.
Além da grande troca de experiências, o Ska Brasil teve grandes aprendizados dentro de campo também. Durante a competição, foram quatro partidas, somando uma vitória, dois empates e uma derrota. “Para nós do Ska, que viajamos do Brasil, foi uma experiência riquíssima. Temos muito o que aprender com o povo japonês, tanto fora, quanto dentro de campo. Acredito muito que a questão cultural e educacional, de disciplina, obediência, transferem muito para dentro de campo, com muita disciplina tática, com muito trabalho e sequência dos processos, e acredito que podemos aprender bastante com eles. O jogo é extremamente organizado, onde os meninos têm uma qualidade técnica muito boa, ambidestria, movimentos muito coordenados, e sabem o que fazer dentro de campo. Então esse choque cultural que tivemos serve muito para nosso aprendizado como profissionais e serve para os meninos, pois a reflexão da sociedade da forma como a sociedade japonesa se organiza e se comporta, eles conseguem transferir com muita excelência para dentro do campo”, relatou o treinador Douglas Pilar.
O elenco da viagem aterrissou no Brasil nesta quinta-feira (23), terá folga no fim de semana e retorna aos treinos com a outra parte do grupo na próxima segunda-feira de tarde, com foco na estreia do Campeonato Paulista Sub-17, que será no dia 8 de abril, às 11h, no Estádio Municipal de Santana de Parnaíba.