OsascoPolítica

Programa Nossa História

Programa Nossa História homenageia mulheres e comunidade Lituânia

Celebrados o Dia Internacional da Mulher e os 33 anos da Independência da Lituânia

A 79ª edição do Programa Nossa História celebrou duas importantes datas internacionais do calendário, o dia 08 de março, dia Internacional da Mulher e os 33 anos de restauração da Independência da Lituânia.

Três mulheres foram convidadas para conduzir e hastear as bandeiras na celebração. O município de Osasco permitiu que a bandeira do município cedesse lugar para a bandeira da Lituânia. Audra Ciapiené, Cônsul-geral da República Lituânia em São Paulo conduziu e hasteou a bandeira de seu país. A Cônsul agradeceu pelo convite e pelo respeito da cidade de Osasco para a Colônia Lituânia.

“Estou muito satisfeita que a prefeitura de Osasco, através desse Programa, marca datas importantes para as colônias da cidade. Comemorar o 11 de março de 1990, quando a Lituânia aboliu a anexação soviética e restauramos a nossa independência, é um dia de libertação do longo e terrível jugo soviético”, declarou Andra, ao reforçar a importância das nações lutarem contra a invasão soviética na Ucrânia.

“A democracia mundial depende do resultado dessa guerra e todas as democracias do mundo devem ajudar a Ucrânia a vencer”, concluiu Andra.

Professora do Conservatório Musical Villa-Lobos, da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), Tânia Cristina Araújo Cardoso, conduziu e hasteou a bandeira de São Paulo. Em seu agradecimento, a professora reforçou a importância da educação musical na formação de crianças e jovens e deu o exemplo de sua própria experiência para contar com a música transforma.

“Passei minha vida estudando em Osasco e minha carreira toda no conservatório onde estou há 26 anos. Fazemos um trabalho musical maravilhoso e trabalhamos com a diversidade musical, levando a música para todos”, contou Tânia.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Tânia Cardoso, falou sobre Chiquinha Gonzaga. Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma compositora, pianista e regente brasileira, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e foi citada por Tânia como uma das principais mulheres do cenário musical brasileiro.

“Ela foi uma desbravadora na luta do pelo espaço da mulher na música. E uma honra citá-la nesta edição especial das mulheres”, disse Tânia.

Vera Lúcia de Souza Pimentel, professora neta do emancipador José Moura Leite, agradeceu o convite para representar o avô nesta edição do programa Nossa História. “É uma honra representar meu avô hoje e também por representar as mulheres que são a força desse país. Tenho 36 anos de magistério e estou muito feliz por ter contribuído com a alfabetização de tantas pessoas”, afirmou Vera Lúcia ao declarar que acredita na força transformadora da educação.

Presidente da Frente Parlamentar, Rogério Santos (MDB) em sua última participação no Programa como vereador e presidente da frente, o parlamentar reforçou a importância e a necessidade da independência e da educação.

“É uma honra receber duas professoras, porque nesse tempo como parlamentar tive a graça e responsabilidade de estar na Comissão de Educação. Professores e professoras têm uma missão importantíssima para o município. É uma honra receber a cônsul-geral da Lituânia aqui na celebração dos 33 anos de independência, para celebrar essa conquista”, comentou Rogério Santos ao também comentar sobre a guerra na Ucrânia.

“O que está acontecendo na Ucrânia traz prejuízos e tristeza para os povos. Quando uma nação tenta se prevalecer e quer se tornar maior que as outras é um prejuízo para a humanidade. É preciso relembrar a importância do fortalecimento da paz entre as nações”, disse o parlamentar que agradeceu a todas as servidoras da Câmara, em nome da chefe do Cerimonial, Mylene Gonçalves, pela dedicação, empenho e parceria. “A cada uma dessas mulheres que atuam na Câmara, obrigado por terem dado todas as condições para que pudéssemos exercer nosso papel aqui”, finalizou.

Por Ana Luisa Rodrigues

foto : Ricardo Migliorini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *