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Prefeitura apresenta programa “Itapevi Sem Papel” e economia pode ultrapassar R$750 mil por ano aos cofres públicos

Implementação da iniciativa está prevista para março deste ano, novo serviço vai garantir mais eficiência, agilidade na prestação dos serviços junto ao cidadão

Tornar os processos públicos mais ágeis, rápidos, práticos e baratos. São com estes objetivos que a Prefeitura de Itapevi pretende com o programa Itapevi Sem Papel. A proposta é acabar de vez com os processos impressos, ou seja, os papéis e automatizá-los, transformando-os todos em digitais.

Com a iniciativa, o município, além de economizar com a compra e aquisição de materiais gráficos, ainda pretende agregar mais credibilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos oferecidos ao cidadão.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Administração, foram abertos 25 mil processos apenas no ano de 2022. Se considerarmos que cada processo representa um gasto de cerca de R$ 30 para os cofres públicos, segundo estimativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a previsão de economia é de cerca de R$750 mil por ano, ou seja, R$ 3 milhões em 4 anos.

“A nossa gestão é conectada aos novos tempos, o Itapevi Sem Papel é mais um avanço para a nossa população, afinal vamos economizar  tempo e dinheiro dos moradores e ainda ajudar a preservar o meio ambiente, com a eliminação de papéis nos processos”, disse o Prefeito Igor Soares (Podemos). 

Na quinta-feira (12), a Prefeitura, em parceria com a empresa de tecnologia que oferecerá os serviços – após vencer o processo licitatório no final do ano passado -, a Softplan, apresentou o projeto para cerca de 100 servidores públicos municipais de diversas áreas em evento realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Vila Nova Itapevi.

Com a novidade, o cidadão terá mais transparência em todos os processos em geral tocados pela administração municipal. Isto é, em muitos deles não precisará mais se deslocar até os departamentos e secretarias e com isso terá maior economia de tempo e financeira.

Já os servidores conseguirão reduzir o tempo de trabalho com processos 100% digitalizados, definir melhor suas prioridades no fluxo de tarefas e entregar resultados mais ágeis. Os atendimentos presenciais em balcões poderão ser mais rápidos.

De modo geral, a iniciativa economiza não apenas em papel, mas em toner de impressoras, capas, transporte e armazenagem de materiais, assim como horas de trabalho de servidores no protocolo e montagem.

Para a implementação do projeto, a Prefeitura e a empresa esquematizaram uma série de planos de trabalhos e treinamentos. Na próxima segunda-feira (23) inicia o treinamento para utilização do sistema Solar BPM, software que será implantado em Itapevi pela empresa e já é operado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e prefeituras, como: São Bernardo do Campo, Barueri e Florianópolis.

A Prefeitura acredita que o projeto seja colocado em prática definitivamente em março deste ano.

Foto: Pedro Godoy PMI

FONTE/CRÉDITO/ SECOM ITAPEVI

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