5 dicas para secar mais rápido nos treinos
O personal trainer Leandro Twin ensina estratégias para perder peso sem perder massa muscular
Quer secar o shape e definir a musculatura de forma rápida, segura e eficiente? O profissional de Educação Física da Growth Supplements Leandro Twin detalha estratégias que vão transformar seus treinos de musculação e acelerar seus resultados.
A primeira lição funciona também como um alerta. Tentar secar rápido demais pode levar à perda de massa muscular, comprometendo todo o seu esforço. O equilíbrio é fundamental. Encontre a velocidade ideal para a perda de gordura, garantindo que sua musculatura seja preservada.
Para isso, aposte nos exercícios que envolvem várias articulações e grupos musculares. “Eles são os campeões na queima de calorias. Supino, agachamento livre e remada com barra são exemplos que não podem faltar no seu treino. Eles não só trabalham mais músculos, como aumentam significativamente o gasto calórico”, explica.
Aposte nos exercícios que envolvem várias articulações e grupos musculares
Treine com técnica
Para maximizar o estímulo muscular e o gasto calórico, o recomendável é treinar até a falha. “Faça suas repetições até não conseguir completar mais uma com o movimento correto”, ensina Twin.
O personal recomenda, ainda, incorporar técnicas avançadas, como drop set e rest-pause, para intensificar o treino e aumentar o gasto calórico. Use pelo menos uma técnica avançada por grupo muscular para otimizar os resultados. O drop-set consiste em realizar diminuições de peso de 20% a 30% entre as séries sem descanso. O exercício é repetido até a falha. Nesse momento, faz-se a redução da carga e repetições até a falha. E depois, uma nova redução, até finalizar as séries.
Rest-pause é uma técnica na qual você faz as repetições até a falha, descansa de 5 a 15 segundos e retoma a série fazendo o número de repetições que conseguir. Após um descanso curto, repita os movimentos até a falha. Pode repetir as séries até três vezes.
Ajuste o cardio
Twin destaca que o cardio é essencial na queima de gordura. Uma sugestão inicial seria 20 minutos por dia, 5 vezes por semana. Mas, dependendo do metabolismo ou da meta, pode ser necessário aumentar esse tempo. Corrida, ciclismo ou até mesmo uma caminhada acelerada podem ser eficazes. “Ajuste a intensidade do cardio de acordo com sua fase de treino. Durante fases de dieta com baixo carboidrato, como o cutting, pode ser mais eficaz optar por caminhadas aceleradas em vez de corridas intensas. Isso ajuda a preservar a energia para os treinos de musculação e evita o desgaste excessivo”, comenta.
Corrida, ciclismo ou até mesmo uma caminhada acelerada podem ser eficazes
Pare e descanse
Outra dica do personal é aumentar o tempo de descanso entre as séries para ajudar a manter a intensidade do treino, especialmente em dietas com baixo carboidrato. “Descansar um pouco mais permite que você execute as séries com mais força e qualidade e isso favorece a queima de calorias”, explica.
Ajuste de carga
Em fases de dieta restrita, pode ser necessário reduzir a carga dos exercícios para evitar lesões e desânimo. Treinar com inteligência significa adaptar o treino às suas condições físicas e energéticas. “O ideal é procurar um profissional para montar um plano alimentar e de treino específico para as suas necessidades e de acordo com a sua realidade. Para ter sucesso, é preciso respeitar seu corpo e suas limitações, ajustando o treino conforme necessário para manter a motivação e a segurança”, completa.
fonte:Adriano Kirche Moneta