1º Sarau da Saúde Mental de Santana de Parnaíba valoriza aptidões artísticas e conquista da reforma psiquiátrica
Fotos/Texto: Secom Santana de Parnaíba
Legenda: Pacientes e servidores apresentam talentos na arte, música, canto, dança e teatro
O 1º Sarau da Saúde Mental realizado pela Prefeitura de Santana de Parnaíba na Arena de Eventos, na quarta-feira (15/5), apresentou uma coletânea de trabalhos artísticos de pacientes e servidores dos CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial – adulto, infantil, álcool e drogas). O evento teve como objetivo destacar o sucesso do tratamento humanizado como a principal conquista dos 23 anos da reforma psiquiátrica.
“A equipe do CAPS tem feito um trabalho muito bom e, na qualidade de pacientes mentais, temos a oportunidade de ser reintegrados à sociedade”, disse Viviane Jacinto, paciente do CAPS e autora de um dos poemas em exposição.
A programação do evento contou com exposições e apresentações de três unidades do CAPS, do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência (NUPAV) e do bloco de samba de bumbo Abayomi. A reforma psiquiátrica, instituída pela lei federal nº 10.216 de 2021, fechou manicômios e hospícios; já a luta antimanicomial, celebrada no dia 18/5, envolve a luta pelo tratamento humanizado, longe de tortura e exclusão social.