EducaçãoINAUGURAÇÃOSantana de Parnaíba

Fábrica de Programadores de Santana de Parnaíba vai atender todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio com mais de 1,6 mil vagas

A Fábrica de Programadores de Santana de Parnaíba vai capacitar profissionais para preenchimento de vagas no mercado de tecnologia

Santana de Parnaíba terá mão de obra que falta no mundo; as aulas serão realizadas aos sábados e durante a semana, em polos estrategicamente espalhados pela cidade


Em pleno século 21 e com o mercado digital tão carente de especialista tech, a Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou na noite desta sexta-feira (25/4), a primeira Fábrica de Programadores do Brasil com ensino presencial em 17 polos. O início das aulas para 1.631 inscritos será neste sábado (26/4), para as turmas de sábado, e na segunda-feira (28/4) para as turmas da semana. A logística do curso, com total de 240h, segue o calendário letivo do município, com férias no mês de julho. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Elvis Cezar, vice-prefeito Vicentão, secretários municipais, representantes do poder legislativo, do Senai, da Etec e de empresas parceiras. 

A sede da Fábrica de Programadores está instalada na Rua São Miguel Arcanjo, 100 – Centro, na antiga casa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU). No espaço, com cinco andares, foram estruturadas sete salas de aula com divisórias em vidro, paredes envelopadas, 21 mesas em cada sala, 20 para alunos e uma para o professor, computadores e aparelhos de televisão de 50 polegadas. 

No andar térreo ficam a recepção e uma sala de aula. Já os subsolos um e dois, mais o piso superior, contam com duas salas de aula cada um. Por fim, no piso superior dois, com vista panorâmica para Santana de Parnaíba, o espaço está destinado para a integração dos alunos e atividades de Coworking. A infraestrutura do prédio oferece ainda elevador e rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Além da sede, os cursos serão realizados em outros 13 polos. Entre eles, na Secretaria da Mulher e da Família, exclusiva para alunas, na Semedes e em colégios do município. A sede da Fábrica de Programadores vai oferecer atividades pedagógicas seis dias por semana e aos sábados, haverá turmas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já nas demais unidades, as aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira em horários pré-estabelecidos, sempre com a carga horária de 1h50 por dia. 

De acordo com relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2024, a Inteligência Artificial (um dos tópicos da Fábrica de Programadores) vai afetar 40% dos empregos em todo o mundo. A instituição reforça que tal revolução tecnológica pode impulsionar a produtividade, o crescimento global e aumentar os rendimentos dos trabalhadores em todo o mundo. Mas alerta que ela pode gerar desemprego e aprofundar a desigualdade. Com base nesses dados, o FMI recomenda que países emergentes, como o Brasil, invistam em internet, computadores, aplicativos, e na educação das pessoas para trabalho com a IA.

Detalhes dos cursos e gestão do projeto

O método de ensino dos cursos da Fábrica da Programadores (jogos digitais e Python) foi estruturado para oferecer conhecimento técnico e suporte necessários para que os alunos se transforme em especialistas em programação, mesmo aqueles que estejam iniciando do zero. Instituída pelo Decreto nº 5151/2025, a Fábrica de Programadores oferecerá atividades que serão acrescidas ao currículo e histórico escolar dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. 

O conteúdo programático dos cursos da Fábrica de Programadores terá ênfase em linguagens e tecnologias, como Python e programação, automação, inteligência artificial, desenvolvimento de software, ciência de dados, projetos avançados e jogos digitais. A carga horária de 240h será dividida em três módulos. 

Focada no desenvolvimento de sistemas, a formação em tecnologia da Fábrica de Programadores promete agregar valor à sociedade, entregando ao mercado de trabalho profissionais com mão de obra altamente qualificada. A missão do projeto envolve, ainda, estimular o empreendedorismo e a criação de startups, consolidando Santana de Parnaíba como cidade referência em tecnologia e inovação. 

Idealizada pela Secretaria Municipal de Serviços Digitais (SMSD), a Fábrica de Programadores conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semedes). Enquanto a Educação será a responsável pela gestão pedagógica, inclusive do corpo técnico composto por profissionais de instituições renomadas, a Semedes fica com a atribuição de ser a ponte entre os alunos e o mercado tech. 

Um levantamento realizado pela SMSD revela que, ao longo de três anos, a Fábrica de Programadores vai formar 5.658 jovens (1.866 por ano). Até o momento, do total de inscritos (1.631) 50,03% são alunas e 49,97% alunos. Ao término do curso, previsto para o mês de dezembro, os formandos receberão um certificado, emitido pela prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro Paula Souza (CPS), com titulação em Programação Back-End, ênfase em Python, Análise de Dados e Formação Técnica em Programação de Jogos Digitais.

A prefeitura revela ainda que a Fábrica de Programadores vai oferecer 80 vagas à comunidade. Para realizar a inscrição é preciso ser morador da cidade e ter idade acima de 15 anos. O link de acesso será disponibilizado no portal oficial, em breve. Com a entrega do equipamento público à população, a prefeitura de Santana de Parnaíba projeta um futuro inovador para a população e a cidade, com fortalecimento na geração de um ecossistema de instalação de empresas e negócios.

Prestigiaram a cerimônia oficial de inauguração: Jofre Bezerra Felix, coordenador de Relações com a Indústria do Senai; Bruno Santos Nascimento, diretor da Etec Ermelinda Giannini Teixeira; Alynne Silva, gerente de contas setor público Google Brasil e Caio Franco da Silveira, representante do Google Brasil.

Fotos/Texto: Secom Santana de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *