Barueri abre inscrições para a 39ª fase do Programa Meu Futuro
Os cursos oferecidos pelo Programa Meu Futuro são pensados estrategicamente com base nas demandas reais do mercado de trabalho
A partir desta quinta-feira, dia 11 de abril, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), abre as inscrições para os cursos da 39ª fase do Programa Meu Futuro.
Para participar, é necessário residir na cidade, possuir o Cadastro Cidadão, ter 16 anos ou mais e ter concluído o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, conforme a exigência da atividade escolhida.
Ao todo, são 25 cursos oferecidos pelo Programa, todos gratuitos, sendo dois deles (Comunicação Eficaz e Cálculos Financeiros) novos e on-line. Veja a listagem abaixo. As aulas acontecem entre os dias 22 de abril e 23 de junho, e as inscrições terminam na terça-feira, dia 15 de abril. Para se inscrever, basta clicar no link: https://meufuturo.barueri.br/ e preencher os dados solicitados.
Importante ressaltar que, durante a vigência de cada fase, que ocorre em períodos de cerca de dois meses, os cursos híbridos promovem encontros presenciais uma ou duas vezes por semana. Além disso, são oferecidos workshops e masterclasses, que já se tornaram ótimas oportunidades para fazer e ampliar a rede de contatos dos estudantes.
Cursos oferecidos
Híbridos
- Assistente Administrativo
- Cálculos Financeiros
- Controlador de Acesso
- Cuidador
- Eletricista Instalador Residencial
- Excel Avançado
- Técnicas de Oratória
- Gestão de Equipe
- Informática Essencial
- Introdução a Libras
- Mídias Sociais/Canva
- Portaria e Recepção
- Plano de Marketing
- RH 4.0
On-line
- Auditor Interno de Qualidade
- Auxiliar de Logística
- Departamento Pessoal
- Comunicação Eficaz
- Estratégias para Marketing de Conteúdo
- Expressão Estratégica/Impactando Sua Vida Profissional
- Folha de Pagamento
- Gestão de Qualidade
- Inteligência Emocional
- Marketing Digital
- Soft Skills/Habilidades Comportamentais no Trabalho
Sobre o Programa
Lançado em 2017, o Programa Meu Futuro tem o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho. Atende tanto jovens iniciantes quanto pessoas interessadas em mudar de carreira. Ao todo, mais de 20 mil alunos já se formaram pelo Programa até o momento. De acordo com os organizadores, a média de formandos por fase gira em torno de 500 a 600 pessoas.
Em 2023, o Programa entrou em uma nova fase, denominada 2.0, com um sistema híbrido (aulas on-line e presenciais). Os alunos podem assistir a aulas gravadas, podcasts e filmes; participam de palestras e workshops com personalidades do mercado e de inovadoras feiras de negócios.
Cursos mais procurados
Entre as atividades mais procuradas estão o curso de Assistente Administrativo, assim como os da área de Tecnologia (Informática Essencial, Design Gráfico e Canva). Contudo, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e Libras estão entre os que mais fazem sucesso, preenchendo as vagas logo no início das inscrições.
Os cursos oferecidos pelo Programa Meu Futuro são pensados estrategicamente com base nas demandas reais do mercado de trabalho e nas oportunidades de inserção profissional mais imediatas. Áreas como Administração, Tecnologia, Cuidados Pessoais, Elétrica, Logística e Marketing Digital estão entre as mais procuradas por empresas, especialmente em regiões urbanas em constante crescimento, como Barueri. A inclusão de cursos como Inteligência Emocional, Libras e Soft Skills mostra que o programa também se atualiza conforme as exigências modernas do ambiente corporativo, valorizando competências socioemocionais e comunicação inclusiva.
Para o secretário da Sict, Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo, “o Meu Futuro é uma iniciativa fundamental para promover o desenvolvimento social, reduzir a desigualdade e fortalecer a economia local. Esses cursos possibilitam que jovens, adultos e até pessoas em transição de carreira adquiram novas habilidades, aumentem suas chances de empregabilidade e conquistem maior autonomia financeira.
Para Barueri, isso significa uma população mais qualificada, engajada e preparada para os desafios do mercado de trabalho atual”, declara.
fotos: Ana Guice/Secom Barueri