Jandira realiza abertura do X PATAMO e do VI Seminário Estadual de Patrulhamento Tático
Evento reúne autoridades e destaca avanços na doutrina de patrulhamento tático da GCM
A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal), promoveu, nesta semana, no Teatro Luiz Gonzaga, a abertura do X PATAMO, o curso de Patrulhamento Tático Motorizado, e do VI Seminário Estadual, marcando um importante momento para a segurança pública local e regional.
O evento, que contou com a participação de diversas autoridades, reuniu 150 (cento e cinquenta) pessoas de 40 (quarenta) municípios, evidenciando o alcance e a relevância das discussões para o segmento.
Durante o seminário, foram apresentadas palestras por policiais do 10° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e GCMs, citando temas cruciais como a proteção e a segurança de autoridades; a conduta de patrulha em locais de alto risco; a importância do treinamento nas ROMUs (Rondas Ostensivas Municipais); a mentalidade de combate; o TECC (Tactical Emergency Casualty Care) e a doutrina de patrulhamento tático.
“Estou há 20 (vinte) anos na Guarda Civil Municipal de Jandira, então a gente vai acompanhando o crescimento de algumas outras cidades, mas vou destacar o que está acontecendo aqui em Jandira, principalmente nestes últimos 3 (três) anos, onde houve investimento, aquisição de CTT40, de fuzis, de pistolas Glock, uniformes, fardamentos, melhorias nas instalações, possivelmente novo concurso público… tudo o que está acontecendo aqui é efeito desse período”, iniciou Siderley Lima, subinspetor da GCM de Jandira.
“A chefia atual dá uma importância, uma atenção especial, no que diz respeito à capacitação e ao treinamento. Já realizamos o curso de habilitação de armas longas, assim como o curso tático de pistola, e nestes 3 anos todo ano teve a edição do PATAMO bem como o seminário. Tudo isso representa a visão da administração relacionada à segurança pública”, completou Siderley.
Uma das ênfases da ocasião foi a abordagem sobre procedimentos, doutrinas e treinamentos aplicados nas equipes de ROMU, destacando a relevância da aula inaugural do 10° (décimo) PATAMO, que contou com a participação de 48 (quarenta e oito) alunos de diversos municípios de São Paulo e outros estados, além de um policial do Uruguai, assim como aconteceu na edição anterior.
Essas capacitações são reflexo do compromisso da cidade de Jandira em consolidar a doutrina de patrulhamento tático, posicionando-a como referência nacional no contexto das Guardas Municipais e contribuindo significativamente para o fortalecimento da segurança pública em toda a região.
“Estamos investindo em equipamentos, treinamentos e estrutura, alinhados com uma visão de excelência e eficiência no serviço que prestamos à população. Jandira tem se destacado cada vez mais como uma referência nacional e isso é fruto do trabalho incansável em conjunto e do empenho de todos os envolvidos”, assegurou Ricardo Antunes, secretário de Segurança Pública do município.