UBS Vale do Sol, em Jandira, realiza roda de conversa sobre hepatites virais, sífilis e HIV
Essa ação visou conscientizar a população sobre os riscos causados por essas doenças, além de abordar possíveis prevenções e tratamentos eficazes para essas situações patológicas
Em apoio à Campanha Julho Amarelo, a Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última semana, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Vale do Sol, uma roda de conversa sobre temas como: hepatites , sífilis e HIV.
foto : Secretaria de Saúde – PMJ
A reunião teve o objetivo de oferecer um espaço seguro e acolhedor contribuindo para a saúde mental dessa população, incentivando a adesão ao tratamento e prevenindo casos de depressão e suicídio.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), as hepatites afetam cerca de 325 (trezentos e vinte e cinco) milhões de pessoas no mundo. Além disso, elas são contraídas de formas inusitadas, que, muitas vezes, podem ser evitáveis. Atividades como cutilar as unhas com alicates usados, fazer tatuagem e piercing com materiais não-descartáveis e até mesmo o uso compartilhado de lâminas são focos em potencial.
Diante disso, a Prefeitura da cidade ressalta que é de suma importância realizar os testes utilizados no diagnóstico da infecção pelos vírus dos tipos B e C, que estão disponíveis de forma gratuita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos serviços especializados para tratamento das hepatites virais do SUS (Sistema Único de Saúde).